Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Novembro de 2018 @ 07:47

Panorama: GFM e Piatã FM travam disputa acirrada pela liderança em Salvador

Salvador - Itapoan sustenta posição no top 3. Rádio Sociedade e BandNews FM avançam no top 10

Publicidade

O mercado de rádio de Salvador segue acompanhando a disputa acirrada pela liderança geral do FM local. Segundo a medição realizada pelo Kantar Ibope Media, a situação pode ser alterada a depender do filtro selecionado, devido a proximidade entre as duas rádios concorrentes que disputam a condição de líder geral. Salvador também conta com outros destaques. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/agosto a outubro-2018):

Briga em alto nível

G FM 90.1 e Piatã FM 94.3 travam uma disputa acirrada pela primeira colocação geral, condição esta que segue restrita à essas duas concorrentes (detalhes: são emissoras de formatos e perfis bem distintos, ou seja, geralmente não seriam consideradas concorrentes diretas, já que ambas cumprem com os seus respectivos objetivos em relação ao público-alvo de cada uma).

Agora como G FM, mas que nesta última medição ainda era indicada como Globo FM (saiba mais), a 90.1 FM aparece na liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também lidera com facilidade no formato adulto-contemporâneo na Grande Salvador. 

Já a Piatã FM, de formato popular/hits, aparece logo na sequência e também mantém uma ampla vantagem em relação às demais FMs consideradas concorrentes diretas dentro de seu perfil de atuação. A Piatã FM cravou uma marca próxima da G FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Top 3 segue com disputa acirrada

A Itapoan FM 97.5 (popular/hits) sustenta a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em Salvador, emissora que puxa uma fila que conta com rádios que cravaram números relativamente próximos (a diferença entre elas é inferior a 3 mil ouvintes na media por minuto). 

A Itapoan FM é seguida pela A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo, que também sustenta uma média expressiva de audiência) e Bahia FM 88.7 (popular/hits), isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência com novidades e disputas de audiência

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular-jornalismo/esportes) segue avançado em Salvador e agora é a rádio que ocupa a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A atual média é uma das maiores a ser obtida pela emissora desde o início de suas atividades em 102.5 FM.

Na sequência o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Feliz FM 92.3, rádio que continua isolada na liderança do formato gospel na Grande Salvador.

Outra novidade é o avanço da BandNews FM 99.1 (jornalismo), rádio que cravou uma de suas melhores marcas em Salvador, avançando bem em relação à sua média histórica. A emissora é seguida de perto pela Jovem Pan FM 91.3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que lidera de forma isolada no formato jovem/pop. 

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a  Rede Aleluia FM 95.9 (formato religioso/evangélico) fecha o top 10, rádio que é seguida de muito perto pela NOVABRASIL FM 104.7 (adulto-contemporâneo). Detalhe: a distância entre a Sociedade e a NOVABRASIL FM nesse período é inferior a 5 mil ouvintes por minuto, fato que mostra a proximidade entre as FMs.

Metrópole FM 101.3 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/hits-esportes) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo as FMs posicionadas mais próximas do bolo que disputa colocações no top 10 desse período. 

Mercado na expectativa

Salvador tem contado com algumas novidades recentes em seu dial FM, gerando uma certa expectativa para a configuração da audiência local em 2019. A mais importante, por se tratar do canal de maior volume de audiência, é a mudança do nome da 90.1 FM, conhecida tradicionalmente como Globo FM, mas desde o início de novembro passou a se identificar como G FM.

A mudança é devido à estreia da Rádio Globo FM 104.3, emissora ligada à rede gerida pelo Sistema Globo de Rádio e que está em fase de implantação na Grande Salvador. A estreia definitiva da emissora está prevista para dezembro, quando é aguardada a grade de programação local da FM.

Salvador também viu a estreia da Novas de Paz FM 100.7 neste ano de 2018, rádio de formato religioso/evangélico que concentra um dos maiores volumes de audiência do Recife.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 20 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.