Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 24 de Dezembro de 2018 @ 07:46

Panorama: Jovem Pan e BandNews FM puxam a alta do jornalismo em São Paulo

São Paulo - CBN também registra avanços positivos em seus volumes de audiência durante o último trimestre de medição

Publicidade

Como é de costume, o tudoradio.com realiza um recorte para monitorar o avanço do formato jornalístico no rádio de São Paulo, com base na última pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. O panorama aponta um avanço do gênero, na contra-mão do registrado pelo rádio em seu cenário geral. A ampliação do volume das emissoras jornalísticas era algo esperado, devido à cobertura eleitoral, o que amplia a relevância desse formato para a audiência.

No trimestre outubro a novembro de 2018, período mais recente da pesquisa do Kantar Ibope Media e que abrange bem a reta final do 2º turno eleitoral e a cobertura imediata do pós-eleições, as rádios Jovem Pan AM 620 FM 100.9 e BandNews FM 96.9 obtiveram os maiores avanços percentuais nas duas principais faixas horárias para o formato jornalístico em São Paulo.

Entre 06h-10h (segunda à sexta-feira) a Jovem Pan (líder no formato) voltou a cravar números superiores a 150 mil ouvintes por minuto, além de um pico de 167 mil ouvintes por minuto no recorte entre 07h30-10h (também de segunda à sexta). 

Porém o avanço mais significativo para a Jovem Pan foi no início da noite (18h-20h), com avanço superior a 14% em relação à pesquisa anterior, resultando em um pico de 112 mil ouvintes por minuto para o programa Os Pingos nos Is (entre 18h30 e 20h).

A BandNews FM também avançou no período da manhã e no final do dia. Durante o horário ancorado por Ricardo Boechat, a 96.9 FM acirrou de vez a disputa pela vice-liderança no formato, algo inédito para a estação. Hoje a BandNews FM conta com um de seus maiores volumes de audiência em São Paulo, sejam nesses recortes do formato jornalístico, como também em períodos gerais.

O maior volume percentual de avanço (comparado com pesquisas anteriores) para a BandNews FM ficou no período da noite, durante o programa O É da Coisa (de Reinaldo Azevedo), este iniciado às 18h00. Esse avanço supera a marca dos 10% em relação às duas últimas medições.

A CBN FM 90.5, agora sem operação casada com a 780 AM, também avançou em São Paulo, com ampliações em seus volumes de audiência nas faixas da manhã e no final da tarde/início da noite. Isso manteve a CBN na vice-liderança do formato e também resulta em um desempenho histórico para a rádio em São Paulo (esta que se aproximou do top 10 nos períodos gerais).

Recomendamos:
> Panorama: Alpha FM avança de novo e se aproxima do topo. Band FM segue líder em São Paulo 
> Jornalismo: BandNews FM avança em São Paulo. Jovem Pan e CBN ampliam a audiência no final da tarde 

Jornalismo vs. Geral

Para se ter uma ideia do tamanho da audiência das rádios jornalísticas no FM+AM+WEB geral da Grande São Paulo na faixa nobre do formato (06h-10h/segunda à sexta-feira), a Jovem Pan obtém a vice-liderança geral nesse período, tendo a Band FM 96.1 (popular/hits, líder geral em São Paulo) à sua frente, enquanto a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) aparece em terceiro geral.

A CBN aparece em quinto geral, à frente de várias FMs e AMs de formatos populares, superada apenas pela Nativa FM 95.3. Já a BandNews FM figura em oitavo geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira) e a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 em décimo.

Vale lembrar que o mercado da Grande São Paulo conta com cerca de 40 FMs.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.