Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018 @ 07:48
São Paulo - Foco devido ao período eleitoral, formato de jornalismo vê evoluções em períodos distintos
O período eleitoral ampliou a atenção ao jornalismo praticado por diferentes formatos de mídia e o rádio foi uma importante ferramenta de informação. Porém, havia a dúvida de como ficou essa movimentação no mercado de São Paulo, este que tem visto oscilações negativas no universo de ouvintes na audiência média nos últimos meses. Com a atualização da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, foi possível observar avanços distintos entre as rádios do formato jornalístico. Acompanhe (trimestre agosto a outubro de 2018):
Acompanhando a média…
O formato jornalístico de rádio “ficou no empate” no período da manhã, possivelmente acompanhando uma onda de desaceleração da tendência de queda do meio FM vista na última pesquisa (mesmo com o período atual compreendendo "em cheio" a presença da propaganda eleitoral no rádio, esta que historicamente costuma a causas oscilações negativas no rádio).
As rádios jornalísticas do Band Rádios (BandNews FM 96.9 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840) foram as estações do formato que variaram de forma positiva no recorte das 07h30-10h (segunda à sexta-feira), faixa de maior volume de audiência no período nobre do jornalismo. A BandNews FM foi o destaque, pois conferiu avanços em seus índices nos dois recortes: 07h30 às 10h (faixa ancorada por Ricardo Boechat) e das 06h às 10h (segunda à sexta-feira), única a obter tal variação.
Já a Jovem Pan AM 620 FM 100.9, líder isolada no formato, manteve a distância que a separa das demais, além de variar de forma positiva no final da manhã (entre 10h e 11h30, durante o "Jovem Pan Morning Show", faixa onde as demais jornalísticas abrem a grade para o jornalismo local em São Paulo).
Leia também:
> Panorama: Rádio é novamente fonte importante de informações para apuração eleitoral
> Curiosidade: Puxados pela Alpha FM, projetos adultos invadem o topo do ranking FM de São Paulo
No fim de expediente (a partir das 17)
Aí a situação se inverte. A líder no formato, Jovem Pan, obteve o maior avanço da faixa horária, principalmente no recorte que compreende o programa "3 em 1" (entre 17h30 e 18h30). Vale citar que a Jovem Pan voltou a cravar médias superiores a 100 mil ouvintes por minuto nesse período, sendo o maior volume do jornalismo em rádio entre o final da tarde e o início da noite. O programa "Os Pingos nos Is" também evoluiu de forma significativa.
O recorte também revelou números positivos para a CBN FM 90.5 em São Paulo, principalmente após as 18h (segunda à sexta-feira). Isso reposicionou a emissora na segunda posição do formato durante o "fim de expediente do paulistano", faixa que conta com o "Jornal da CBN - 2ª edição". Há uma disputa acirrada com a Rádio Bandeirantes pela condição.
A BandNews FM, emissora que teve a variação mais expressiva no período da manhã, também viu uma alta em seu volume de audiência entre o final da tarde e o início da noite. Nessas faixas a 96.9 FM inicia o período com jornalismo local, depois tem o programa "O É da Coisa" (ancorado por Reinaldo Azevedo) e fecha a faixa com a retransmissão do "Jornal da Band".
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.