Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018 @ 07:48

Jornalismo: BandNews FM avança em São Paulo. Jovem Pan e CBN ampliam a audiência no final da tarde

São Paulo - Foco devido ao período eleitoral, formato de jornalismo vê evoluções em períodos distintos

Publicidade

O período eleitoral ampliou a atenção ao jornalismo praticado por diferentes formatos de mídia e o rádio foi uma importante ferramenta de informação. Porém, havia a dúvida de como ficou essa movimentação no mercado de São Paulo, este que tem visto oscilações negativas no universo de ouvintes na audiência média nos últimos meses. Com a atualização da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, foi possível observar avanços distintos entre as rádios do formato jornalístico. Acompanhe (trimestre agosto a outubro de 2018):

Acompanhando a média…

O formato jornalístico de rádio “ficou no empate” no período da manhã, possivelmente acompanhando uma onda de desaceleração da tendência de queda do meio FM vista na última pesquisa (mesmo com o período atual compreendendo "em cheio" a presença da propaganda eleitoral no rádio, esta que historicamente costuma a causas oscilações negativas no rádio). 

As rádios jornalísticas do Band Rádios (BandNews FM 96.9 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840) foram as estações do formato que variaram de forma positiva no recorte das 07h30-10h (segunda à sexta-feira), faixa de maior volume de audiência no período nobre do jornalismo. A BandNews FM foi o destaque, pois conferiu avanços em seus índices nos dois recortes: 07h30 às 10h (faixa ancorada por Ricardo Boechat) e das 06h às 10h (segunda à sexta-feira), única a obter tal variação.

Já a Jovem Pan AM 620 FM 100.9, líder isolada no formato, manteve a distância que a separa das demais, além de variar de forma positiva no final da manhã (entre 10h e 11h30, durante o "Jovem Pan Morning Show", faixa onde as demais jornalísticas abrem a grade para o jornalismo local em São Paulo).

Leia também:
> Panorama: Rádio é novamente fonte importante de informações para apuração eleitoral
> Curiosidade: Puxados pela Alpha FM, projetos adultos invadem o topo do ranking FM de São Paulo

No fim de expediente (a partir das 17)

Aí a situação se inverte. A líder no formato, Jovem Pan, obteve o maior avanço da faixa horária, principalmente no recorte que compreende o programa "3 em 1" (entre 17h30 e 18h30). Vale citar que a Jovem Pan voltou a cravar médias superiores a 100 mil ouvintes por minuto nesse período, sendo o maior volume do jornalismo em rádio entre o final da tarde e o início da noite. O programa "Os Pingos nos Is" também evoluiu de forma significativa. 

O recorte também revelou números positivos para a CBN FM 90.5 em São Paulo, principalmente após as 18h (segunda à sexta-feira). Isso reposicionou a emissora na segunda posição do formato durante o "fim de expediente do paulistano", faixa que conta com o "Jornal da CBN - 2ª edição". Há uma disputa acirrada com a Rádio Bandeirantes pela condição.

A BandNews FM, emissora que teve a variação mais expressiva no período da manhã, também viu uma alta em seu volume de audiência entre o final da tarde e o início da noite. Nessas faixas a 96.9 FM inicia o período com jornalismo local, depois tem o programa  "O É da Coisa" (ancorado por Reinaldo Azevedo) e fecha a faixa com a retransmissão do "Jornal da Band".


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, jornalismo, audiência, São Paulo, programação

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.