Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2019 @ 09:23
São Paulo – Músico ressaltou que emissoras em todo o mundo estão apostando em mais conteúdo para atrair jovens
Um dos maiores nomes da música mundial, o guitarrista Pete Townshend (fundador da lendária banda britânica The Who) disse que os jovens estão voltando a consumir o Rádio. Segundo o músico, que está comandando a produção do próximo álbum de estúdio da banda de rock, as emissoras de todo o mundo estão apostando cada vez mais em conteúdo para atrair os jovens.
O músico disse que os jovens estão consumindo os podcasts de música juntamente com o Rádio. "Aparentemente, os jovens estão começando a ouvir rádio novamente e os podcasts de música também. Acho que pode ser porque os algoritmos pensam que entendem o nosso gosto, mas se quisermos ouvir coisas acidentalmente diferentes, temos que evitar os algoritmos", comentou o Townshend.
Ele acrescentou ainda que o consumo de música muda muito rapidamente nesses novos tempos. "Não dá pra ficar no automático esperando que o sistema lhe apresente algo novo. Quem gosta de música tem que ir atrás de coisas interessantes. E as emissoras de rádio de todo o mundo começam a apostar cada vez mais no conteúdo para dialogar com esse público", frisou.
"Me disseram que a maioria das pessoas só ouve os primeiros dois a cinco segundos de uma faixa digital antes de seguir em frente. Portanto, uma forma de se conectar com essas pessoas seria usar uma amostra antiga de algo que todos já conhecem. Se fosse isso mesmo, todas as faixas do próximo álbum teriam que começar com a guitarra de 'Pinball Wizard'", brincou o músico.
Para analisar o mercado musical, Twonshend cita uma das novas faixas compostas pela banda, "The Detours". "Esse era o nome do The Who antes de se tornar o que vocês conhecem como The Who. Neste contexto, a letra é sobre homens precisando encontrar novas rotas, novos caminhos, mas de forma honesta", explicou.
Recomendamos:
> Jovem, confiável e regional, Rádio impacta 86% da população em 13 regiões metropolitanas do Brasil
> Nielsen aponta que consumo de mídia é multiplataforma e ocorre de forma simultânea. Horário nobre ainda reina
> Radialistas compartilham levantamento da Nielsen que aponta a forte popularidade do Rádio na "era do Spotify"
Pete Townshend / crédito: 99.5 FM The Mountain - Denver (EUA) - Radio.com
Com informações do site da 89 A Rádio Rock
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.