Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2019 @ 17:07

Jornalista Alexandre Garcia fala sobre fake news e comunicação ética a radiodifusores de todo o país

Brasília – Palestra ocorreu durante o 1º Fórum Nacional de Radiodifusão do MCTIC

Publicidade

O jornalista Alexandre Garcia abordou as fake News durante palestra realizada no 1º Fórum Nacional de Radiodifusão do MCTIC, realizado na semana passada em Brasília. Apesar de o termo ser recente, as fake news são um fenômeno bem mais antigo, que foi ampliado com o uso das redes sociais. 

"Quando eu era adolescente e trabalhava em rádio, isso já existia. Era chamado de mentira. Dizem que a primeira vítima nas guerras é a verdade. Então, desde que existem guerras, existem fake news", disse o experiente jornalista para uma plateia com mais de 400 pessoas. 

Segundo Garcia, o jornalismo precisa de pilares como a veracidade, a objetividade e a neutralidade que garantem a credibilidade e a ética da profissão. "Nós não somos mais importantes que os fatos. Os fatos existem por si e não precisam de ajuda". Em um mundo de compartilhamento e profusão de informações, Garcia recomendou ao público ser cauteloso com as notícias que recebe, fazer checagens pessoais e comparar as fontes.

Desburocratização

Além de Alexandre Garcia e dos painéis já destacados pelo tudoradio.com, o painel "Desregulamentação do setor - necessidades e propostas regulatórias" foi dedicado a apresentar soluções que diminuam os processos em análise pelo MCTIC e facilitem a administração das emissoras. O engenheiro da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) Wender Almeida de Souza apresentou números sobre o volume de processos técnicos em tramitação no ministério como renovação de outorgas e aprovação de equipamentos de emissoras.

O diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Flores, explicou a quais tipos de regulação o mercado está submetido e sugeriu mudanças na atuação estatal. "Quando o Estado sai de uma regra de controle e passa a uma regra de cooperação, ele olha o regulado com menos desconfiança e passa a focar mais em políticas públicas".

Radiodifusão Comunitária

No último painel do evento, o presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Geremias dos Santos, falou sobre o serviço, que conta com mais de 5 mil estações em 4 mil cidades, e exaltou o papel dessas emissoras em dar voz a comunidades menores e valorizar a cultura local. Ele também pediu mudanças nas regras que regem essas emissoras, como a permissão de publicidade comercial.

Com informações do MCTIC

Tags: Rádio, Fórum, comunicação, Brasília, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.