Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Março de 2019 @ 07:45

Panorama: BandNews FM crava a sua melhor marca de audiência em São Paulo. Nativa FM reage

São Paulo - Band FM segue líder isolada. 89 FM A Rádio Rock, Jovem Pan FM e Antena 1 continuam avançando

Publicidade

Ontem (11) o mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência, esta medida pelo Kantar Ibope Media. Após duas altas consecutivas, o meio FM paulistano viu o seu universo médio de ouvintes recuar, chegando a um nível inferior às duas últimas medições, mas superior ao volume registrado antes dos avanços. Porém, várias FMs ampliaram suas médias. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2018 a fevereiro de 2019).

Liderança mais isolada e disputa pelo top 3

O resultado atual foi positivo para a Band FM 96.1 (popular/hits), emissora que há quatro anos lidera a audiência na Grande São Paulo. A rádio não viu oscilação significativa em sua média no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e avançou em medições comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A Alpha FM 101.7 segue a FM mais próxima da líder, além da ampla liderança em seu formato (adulto-contemporâneo).

A Nativa FM 95.3, rádio de formato popular, foi quem mais avançou entre as primeiras colocadas, fato que a aproxima do top 3 nos principais períodos da medição. Essa reação da Nativa FM aponta um possível novo momento para a FM, considerando o recuo do mercado na média geral e os valores obtidos pela FM nas medições passadas.

Também oscilando de forma positiva no comercial, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) defende a terceira colocação geral nos principais períodos da atual medição.

Avanços no top 10

89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rádio de formato rock/alternativo que alcançou a quinta colocação geral na pesquisa anterior) e Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo, que vem registrando suas melhores marcas de audiência na comparação com os últimos anos), aparecem na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas FMs variaram de forma positiva e também ocupam essas condições no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), uma novidade: a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) confirma novamente a sua fase positiva e oscila pra cima na atual medição. Isso posicionou a emissora na sétima colocação nesse período e oitavo no comercial. A Antena 1 disputa nos detalhes essa condição com a popular Gazeta FM 88.1 nas medições FM+WEB.

105 FM 105.1 (popular/esportes) aparece na sequência e também está próxima dessa disputa por colocações no top 10, enquanto a NOVABRASIL FM 89.7 completa o top 10 nos principais períodos da medição.

Novidade e diferenças nos períodos 

A BandNews FM 96.9 (jornalismo) cravou a sua melhor marca de audiência em São Paulo. A emissora já vinha em alta contínua em seus números, mas a atual medição foi a primeira vez que a FM encostou no top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da pesquisa. 

A comoção na morte de sua principal figura, o âncora Ricardo Boechat, além de outros fatores relacionada à cobertura jornalística neste início de ano, podem ter influenciado nesse número para a BandNews FM.

Logo na sequência, bem próximas da BandNews FM, aparecem a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Kiss FM (adulto/rock, em 102.1 FM até ontem, em 92.5 FM desde fevereiro) e CBN FM 90.5 (jornalismo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Devido à grande proximidade entre as FMs, incluindo a 96.9 FM, essas posições podem ser invertidas em outros períodos da pesquisa.

Também próximas entre si estão as emissoras Top FM 104.1 (popular/sertanejo), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essas colocações também são alteradas em outros filtros (à exemplo do que ocorre no comercial - 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Transamérica FM 100.1, Tropical FM 107.9 e Energia 97 FM 97.7 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: 89 A Rádio Rock chega ao top 5 em São Paulo. Band FM e Alpha FM avançam de novo 
> Band FM veicula campanha que destaca os quatro anos de liderança geral no FM de São Paulo 

Dúvidas…

Mudanças recentes no espectro de rádio FM de São Paulo e alterações em formatos podem influenciar o comportamento da audiência nas próximas medições. Na ala jovem, o retorno do sinal da Metropolitana FM e as mudanças no artístico da Rádio Mix FM geram expectativas.

Outra importante dúvida é o comportamento da audiência da Kiss FM, rádio que recentemente passou a ter em 92.5 FM a sua sintonia em São Paulo. A emissora correu para fazer a migração de sua nova audiência para o novo canal, com a mudança concluída na noite de ontem (11), quando a Estilo FM 102.1 entrou no ar (informação destacada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com - saiba mais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.