Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Março de 2019 @ 15:07

Governo afirma que consultará consumidores sobre qualidade percebida em conteúdo de rádio e TV

Brasília - Proposta foi anunciada nesta segunda-feira (18). Ela foi criticada por conselheiro, por entender que a pesquisa poderia interferir sobre o conteúdo

Publicidade

O Governo Federal anunciou que fará pesquisa para consultar consumidores de rádio e televisão sobre a qualidade percebida dos serviços, semelhante ao trabalho que é feito nos serviços de telecomunicações. A proposta foi anunciada ontem (18) pelo secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Elifas Chaves Gurgel. Foi levantada a questão se a ação não poderia interferir sobre o conteúdo dos veículos.

De acordo com Gurgel, a pesquisa com os consumidores de programas de rádio e televisão será considerada como parte de uma das estratégias do governo federal para construir a agenda prioritária de projetos a serem propostos para o setor. "Queremos saber o que as empresas querem do setor para que a gente possa traçar uma política aderente ao interesse público.Pretendemos entender qual a percepção do telespectador e do radiouvinte em relação ao conteúdo que está consumindo", explicou.

Segundo o secretário, o novo governo não conta com uma política já pronta para o setor de radiodifusão e a ideia é ouvir "ouvir todos os segmentos interessados no tema e colher inicialmente a maior quantidade de informações possível".


Elifas Gurgel e Carlos Antunes Silva, do MCTIC, com Davi Emerich e Marcelo Antônio Cordeiro de Oliveira, do conselho / Crédito: Geraldo Magela (Agência Senado)

Crítica

A proposta foi criticada pelo conselheiro e jornalista Davi Emerick, representante da sociedade civil, durante o anuncio da mesma em Brasília. "Em alguns momentos da nossa sociedade, em outras épocas, ouvir a sociedade na forma como o senhor está propondo poderia significar controle social. Vamos ouvir a opinião pública sobre o beijo gay na televisão ou cenas de nudez?", questionou Emerick.

O conselheiro ainda disse que "Me parece que nos moldes como o senhor está propondo, mesmo que o senhor faça parte de um governo que se diz contrário a estes que pensavam em promover um controle social, nós estamos novamente discutindo uma forma de controle sobre a programação e sobre a mídia. Isso é muito perigoso", afirma Emerick.

Em resposta à crítica, Gurgel disse que não é a intenção do governo realizar qualquer tipo de controle sobre a produção das emissoras de comunicação, dizendo que a diversidade de pensamento é de suma importância para a democracia. 

"Queremos apenas ouvir o que a população brasileira acha do setor de radiofusão. Eu preciso saber qual a qualidade percebida. Nem passou pela minha cabeça ou dos meus assessores a questão de controle social", disse Gurgel. 

Com informações do portal Tele Síntese e do MCTIC

Tags: MCTIC, conteúdo, pesquisa, Anatel, qualidade, pesquisa, crítica, audiência

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.