Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019 @ 13:07

Associação de radiodifusão japonesa solicita ao governo o encerramento das transmissões em AM

São Paulo – Processo seria iniciado em algumas regiões do país de forma experimental

Publicidade

A Associação das Emissoras Comerciais do Japão (JBA) enviou um requerimento ao governo japonês para que seja liberado o processo de encerramento das transmissões em Ondas Médias (AM). A adaptação da outorga das rádios AM do Japão seria no modelo que está sendo realizado no Brasil atualmente.

Segundo informações que foram publicadas no site ZYDigital, caso o projeto seja aprovado, as emissoras AM continuariam transmitindo no espectro FM. Além disso, assim como no Brasil, o dial FM também teria a necessidade de ser estendido para abrigar as rádios AM.

No Japão, o dial FM vai de 76 FM a 90 FM. A intenção é estender a faixa até 95 FM, criando novos canais para a adaptação das frequências. Na Japão, a extensão do dial é chamada de Wide FM.

O dial estendido FM no Japão já é utilizado por várias emissoras. Desde o desligamento da TV analógica no país, em 2011, alguns canais foram distribuídos pelo governo japonês para emissoras AM realizarem transmissão de informações aos ouvintes em casos de tragédias no país e de programas para pessoas com problemas auditivos.

Segundo as informações, mais da metade das rádios AM do Japão já contam com essa transmissão em FM. No Brasil, até o início de abril, dos cerca de 1.620 pedidos de migração do AM para o FM, a Anatel já havia liberado mais de 1,2 mil canais sem a necessidade da faixa estendida. Cerca de 710 emissoras já funcionam na nova faixa.

Veja também:
> Confira aqui o levantamento das migrantes ativas no Brasil

Tags: Rádio, dial FM, Japão, JBA, migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.