Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 07 de Maio de 2019 @ 15:05

Organização alerta que violência contra profissionais de imprensa aumentou 30% no Brasil em 2018

São Paulo - Artigo 19 afirma que radialista é a segunda categoria mais ameaçada ou que sofreu violência entre os profissionais de comunicação em 2018

Publicidade

Um levantamento da organização Artigo 19 aponta que as ameaças e assassinatos de jornalistas, radialistas e blogueiros aumentou 30% no ano passado. O estudo chamado de "violações à liberdade de expressão" foi destacado pelo portal G1 nesta terça-feira (7), levantamento registra 35 graves violações, sendo 26 ameaças de morte, quatro homicídios, quatro tentativas de homicídio e um sequestro no ano passado. A categoria "Radialista" é a segunda que registrou mais ocorrências no levantamento, com 12%.

Para se ter uma ideia, a mesma organização registrou 27 casos semelhantes em 2017, contra 35 no ano passado. E, dos casos registrados em 2018, 27 relataram ter sofrido algum tipo de violação anterior, como agressões verbais, intimidação, processos judiciais, entre outras situações. O levantamento do ano passado também afirma que 10 comunicadores contaram já ter recebido ameaças de morte em razão de sua atuação

Gráfico com a distribuição dos casos por categoria / Arte: G1

O levantamento da Artigo 19 também registrou cinco casos de atentados a redações e a sede de veículos em 2018. Em outros casos, blogueiros e outros comunicadores trabalham em suas casas (sendo estes alguns dos alvos).

O estudo também aponta que, em 2018, houve 11 casos de violações on-line, ou seja, quando alguma ferramenta digital serviu de meio para a veiculada de uma ameaça de morte. Esses atos podem ocorrer via aplicativos de mensagens, mídias sociais ou e-mails. Oito jornalistas foram alvos on-line. E o estudo também alerta para as subnotificações, já que muitos comunicadores não relatam as ameaças.

Os agressores

O levantamento da Artigo 19 também mostra o perfil dos autores das graves violações contra os comunicadores. Em 2018, 15% dessas ações originaram de políticos. Já agentes públicos e empresários correspondem a 3% cada. O crime organizado registra 1% dos casos de violências contra comunicadores em 2018. Porém, o Artigo 19 afirma que 10% dos casos "não se aplica a nenhum perfil" e outros 3% são casos cujo perfis não foram possíveis de serem apurados.

Com informações da organização Artigo 19 e do portal G1

Tags: Levantamento, violência, comunicação, jornalista, Artigo 19, radialistas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.