Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Maio de 2019 @ 09:22

Panorama: Band FM abre vantagem na liderança. 89 FM A Rádio Rock chega ao top 3 e Jovem Pan FM dispara em São Paulo

São Paulo - Gazeta FM e Antena 1 também se destacam ao ampliarem as suas médias. Concorrências entre top 3 e top 10 são acirradas

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização dos dados da audiência de rádio, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a pesquisa anterior, o universo de ouvintes do meio rádio recuou novamente, mantendo essa tendência que parece não ser reversível na Grande São Paulo. E a movimentação atual gerou algumas situações inéditas. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2019):

Novo Top 3?

Tem uma novidade no top 3: a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, emissora de formato alternativo/rock, alcançou a terceira colocação geral no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Esta é a melhor posição já obtida pela emissora dentro de seu formato atual de programação, seja nesta passagem pelo dial, como também na anterior (ocorrida até 2006). E essa marca foi possível devido ao novo avanço observado em sua média de audiência, sequência positiva vista desde o segundo semestre de 2018.

O que não muda é a liderança geral e isolada da Band FM 96.1 (popular/hits). E a emissora ignorou a variação negativa do meio ao ampliar a sua média de audiência. Isso também a isola ainda mais na primeira colocação geral nos principais períodos da medição, seja no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como também em outros filtros importantes. 

A Alpha FM 101.7 segue em segundo geral nos principais períodos da pesquisa, emissora de formato adulto-contemporâneo que alcançou essa marca de destaque a partir do final de 2018.

Atenção para as variações no top 3 e top 5

Dependendo o período selecionado, as posições das rádios são alteradas. Isso acontece devido à grande aproximação dessas emissoras nos filtros gerais. Por exemplo: se desconsiderar a medição WEB, a Nativa FM 95.3 aparece em terceiro no 05h-00h (todos os dias e locais), posição que não era ocupada por ela na medição passada. Já a Transcontinental FM 104.7 vai para quarto, com a 89 em quinto.

Se considerar os períodos comerciais (segunda à sexta-feira), a situação muda de novo: Nativa FM e Transcontinental avançam, além da Jovem Pan FM 100.9 chegar para o quinto lugar geral no 07h-19h (FM+WEB). Detalhe: a Jovem Pan FM, que assim como a 89, tem mantido uma tendência de alta em seus números e avançou novamente para a quinta colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Detalhe novamente sobre a Jovem Pan FM: além de assumir a quinta colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a emissora chama a atenção pela forte alta em seus números: adicionou cerca de 10 mil ouvintes a mais em sua média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outro detalhe: a diferença entre as rádios 89 FM, Nativa FM, Jovem Pan FM e Transcontinental é pequena no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, tornando a concorrência ainda mais acirrada. E todas essas emissoras não estão distantes da vice-líder geral.

Mais destaques

Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também se destacaram na atual medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as suas emissoras seguem brigando no ranking geral, com a 88.1 FM em sétimo e a 94.7 FM em oitavo nesse período. Tanto a Gazeta FM, como a Antena 1, estão entre as maiores variações positivas na média de ouvintes por minuto quando comparada a pesquisa atual com a anterior (assim como Band FM e Jovem Pan FM).

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e de outros períodos também tem "briga nos detalhes". A BandNews FM 96.9 (jornalismo, rádio que sustenta a nona colocação geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) puxa a fila que tem NovaBrasil FM 89.7 (apresentou boa variação em seu índice de audiência), Metropolitana FM 98.5 (também variou de forma positiva, sendo o segundo avanço consecutivo), CBN FM 90.5 (outra FM que apresentou um saldo positivo em seu índice na comparação com a pesquisa passada), 105 FM 105.1 e Kiss FM 92.5 (já na transição entre 102.1 FM e a atual frequência).

O 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta também com a Rádio Mix FM 106.3 variando de forma positiva. Na sequência, a Energia 97 FM 97.7 apresentou uma considerável oscilação positiva em seu índice nesse mesmo período, avançando quatro colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Veja também:
> Panorama: Band FM segue líder isolada. 89 FM A Rádio Rock e Jovem Pan FM continuam avançando em São Paulo 
> Webcast Metrics: Jovem Pan, JB FM e NovaBrasil FM já se destacam no consumo de áudio digital entre players da América Latina 
> Artigo: Pesquisas são caras? Sim, mas pode garantir a sobrevivência do meio rádio 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.