Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2019 @ 07:46

Curiosidade: GPS Ideológico lançado pela Folha também mapeia perfis de rádios jornalísticas

São Paulo - Sistema interativo disponibilizado pela Folha de S.Paulo para mapear o debate político no Twitter também lista rádios como BandNews FM, CBN, Jovem Pan News e Rádio Gaúcha

Publicidade

Nesta quinta-feira (9) a Folha de S.Paulo disponibilizou em seu portal um sistema interativo que mapeia o debate político no Twitter, analisando os seguidores de perfis que são considerados influenciadores numa reta ideológico, do ponto mais à direita ao mais à esquerda. No GPS da Folha, quatro emissoras de rádio estão entre os mil perfis mapeados, sendo que, no total, foram analisados 1,7 milhão de usuários. BandNews FM, CBN, Jovem Pan News e Rádio Gaúcha estão entre os influenciadores destacados.

A Folha informa que, o posicionamento nessa reta ideológica (veja abaixo) "leva em conta a afinidade entre os seguidores que o perfil-influenciador tem". O jornal informa que o sistema "mostra para qual público o perfil mais fala ou representa na rede, mesmo que o influenciador não tenha intenção de ter esse público".

Políticos de diferentes partidos e linhas ideológicas, celebridades, empresas de mídia, jornalista, programas de televisão, entre outros, estão entre os analisados. Os dados foram coletados entre 26 de março e 2 de maio deste ano.


Presença dos perfis de mídia no "GPS Ideológico" da Folha - destaque para os perfis de rádio junto com outros veículos / Infográfico: Folha de S.Paulo

Além dos perfis das rádios (no caso da Rádio Gaúcha, o perfil é compartilhado com o jornal Zero Hora), perfis próprios de jornalistas e comentaristas ligados às emissoras também foram listados no GPS da Folha, sendo possível comparar a posição desses profissionais com das empresas onde atuam.

Entre os programas de rádio e televisão que possuem conta própria no Twitter, o Pânico da Jovem Pan FM está entre os perfis considerados influenciadores, atração que tem contato com uma pauta política em algumas de suas edições (através de convidados).

Nomes como Marco Antônio Villa (Jovem Pan), Reinaldo Azevedo (BandNews FM), Luis Megale (Rádio Bandeirantes), Miriam Leitão (CBN), Vera Magalhães (Jovem Pan), Thais Herédia (Rádio Bandeirantes), Fabíola Cidral (CBN), Felipe Moura Brasil (Jovem Pan, Milton Neves (Rádio Bandeirantes / BandNews FM), Carlos Andreazza (Jovem Pan), José Simão (BandNews FM), Augusto Nunes (Jovem Pan), Pedro Dória (CBN), Caio Coppolla (Jovem Pan FM), são alguns dos perfis analisados e presentes na "régua".

O tamanho das esferas é relacionado ao número de seguires de cada perfil entre os dias da análise realizada pela Folha de S.Paulo. No sistema, é possível ver em detalhes o número de seguidores analisados em cada perfil e observar (na versão desktop) uma "régua própria" do espectro ideológico de cada influenciador.


A título de comparação no espectro, a Folha também destacou a presença dos perfis de políticos e de artistas dentro do "GPS Ideológico" / Infográfico: Folha de S.Paulo

Para conferir o sistema interativo e mais detalhes sobre a metodologia, basta acessar o endereço http://folha.com/gpsideologico

Tags: Curiosidade, política, ideologia, veículos, público, Twitter, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.