Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009 @ 17:43

Plantão: Tupi FM tira a Antena 1 do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Informações não-oficiais circulam pela internet afirmando a saída da Antena 1

Publicidade

O mercado carioca está em choque com o possível fim da Antena 1 FM 103.7. A rádio que durante anos ostentou a segunda colocação de audiência no segmento adulto (Instituto Ibope), estando também entre as 10 mais ouvidas da capital fluminense, pode estar se despedindo do Rio de Janeiro. Informações ainda não confirmadas estão circulando pela internet afirmando um possível arrendamento do canal ocupado pela Antena 1 carioca.

A notícia é de extrema importância, de proporções semelhantes aos casos recentes que envolveram as rádios Cidade FM e a Oi FM e também as redes Jovem Pan 2 e Mix no Rio de Janeiro. A Antena 1 não dá sinais no ar que está encerrando suas operações, porém a mudança está prevista para acontecer em julho. A programação da rede Tupi FM (encabeçada pela Tupi FM 104.1 de São Paulo) assumirá a frequência.

O fato também levanta outra questão polêmica: o nome da emissora paulista. A Super Rádio Tupi AM 1280 do Rio não possui ligação com a Rede Mundial, grupo que controla a Tupi FM de São Paulo. A emissora AM é comandada pelo Diário Associados, grupo que possui os diretos perante o nome “Rádio Tupi”, podendo gerar dores de cabeça entre as emissoras no Rio de Janeiro.

Na informação veiculada pelo blog Brasil Rádio News a 103.7 FM foi arrendada pela Rede Mundial de São Paulo, sendo mais um avanço rumo a expansão da rede sertaneja Tupi FM, um dos projetos do grupo paulista. Mesmo com esse sinal de expansão, a Rede Mundial encerrou as transmissões da Tupi em Sorocaba, colocando a adulta Scalla FM (do mesmo grupo) na frequência,

A Antena 1 carioca é parceira da Antena 1 de São Paulo (é tratada como afiliada, tendo seus dados institucionais discriminados na página da rede paulista), porém possui vida própria, com grande de programação 100% local e uma orientação artística totalmente definida ao Rio de Janeiro. Mesmo assim é considerada integrante da rede paulista, utilizando também a mesma marca.

O fim da Antena 1 pode ser mais um duro golpe na rede adulta, levando em consideração o encerramento de uma afiliada em Salvador no inicio do mês, praça onde a rede adulta não teve tempo de operar (apenas 5 meses no ar). Perder o nome do Rio de Janeiro em sua listagem será um fator negativo para a principal rede adulta do país.

No Rio de Janeiro emissoras como Paradiso FM 95.7 e MPB FM 90.3 terão a chance de crescer em audiência e finalmente encostar na líder JB FM 99.7, ou a JB pode aproveitar esse espaço deixado pela Antena 1 e consolidar de forma definitiva a sua liderança entre as adultas.

No caso da Tupi FM a rede ficaria mais encorpada, presente nos dois maiores mercados do país (São Paulo e Rio de Janeiro), além de estar presente em praças de extrema importância como Brasília, Campinas, Região de Bauru e Baixada Santista.

Acompanhe durante a próxima semana o desenrolar dos fatos envolvendo a 103.7 FM do Rio de Janeiro.
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.