Terça-Feira, 04 de Junho de 2019 @ 13:06
São Paulo – Evento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 10
A cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo será realizada no dia 10, na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 19h. O prêmio é uma forma de lembrar o cientista e padre gaúcho que é considerado o inventor do Rádio.
O prêmio contou com votação pública pela internet nas categorias âncora, repórter, comentarista e programa jornalístico. Na categoria Âncora, estão concorrendo os jornalistas Márcio Bernardes (Transamérica FM 100.1 de São Paulo), José Paulo de Andrade e e Danilo Gobatto (Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo).
O Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo foi idealizado para valorizar e engrandecer o meio rádio e seus profissionais, preservando também a memória do padre Landell de Moura, inventor do rádio. O prêmio se tornou lei municipal na capital paulista por projeto do vereador Eliseu Gabriel.
A indicação dos profissionais foi feita por um júri popular profissional, em livre indicação pela internet. Depois, foi endossada por um júri técnico, integrado por Luiz Carlos Ramos, Carlos Maglio, José Paulo Lanyi, Arlete Taboada e Assis Ângelo.
Histórico
Landell de Moura foi um padre-cientista brasileiro que inventou o Rádio e foi um dos precursores da televisão. Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, Landell ordenou-se padre, completando seus estudos de teologia, física e química na Itália. Seus experimentos no campo das transmissões de voz começaram nos tempos de adolescência e evoluíram com os estudos, as pesquisas e as diversas experiências que fez ao longo da vida.
Em 2012, após decreto sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Landell de Moura transformou-se Herói da Pátria. Ele teve seu nome sendo incluído no Livro de Aço depositado no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Landell de Moura fez as primeiras transmissões públicas da voz pelo ar, sem fio, no final do século 19, entre a Avenida Paulista e o alto do bairro de Santana, na capital de São Paulo, em evento documentado pela imprensa e presenciado por autoridades brasileiras e estrangeiras. Contava com pouco mais de 30 anos de idade quando realizou as experiências na Avenida Paulista.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.