Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019 @ 10:46

Panorama: Rádio Caiçara assume a vice-liderança geral. Rádio 92 e Continental FM avançam em Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Gaúcha continua isolada na vice-liderança geral. Rádio 102.3 crava sua melhor marca em Porto Alegre

Publicidade

Porto Alegre também acompanhou mais uma atualização da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. No cruzamento dos dados atuais, foi possível perceber uma oscilação negativa no universo de ouvintes do FM da Grande Porto Alegre, isso na comparação com a medição anterior (quando o meio avançou). Mas vários destaques foram percebidos na atual pesquisa. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2019):

Nova vice-líder geral e grande concorrência

A Rádio Caiçara FM 96.7, emissora de perfil popular gerida pela Rede Pampa, é a nova vice-líder geral de audiência na Grande Porto Alegre. O atual resultado é o melhor desempenho a ser registrado pela FM, assim como a posição conquistada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição. 

Porém, a concorrência pela posição continuará acirrada. A 104 FM 104.1 (popular/hits, também controlada pela Rede Pampa) segue próxima da Rádio Caiçara. E mais um competidor importante entrou nessa disputa: a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits, da RBS) também manteve a tendência de alta que já era vista em seus números e cravou o seu melhor resultado de audiência. A emissora inaugurada em 2018 já está bem próxima das duas concorrentes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

O que não muda é a liderança geral da Rádio Gaúcha FM 93.7. A emissora de formato jornalístico da RBS segue isolada na primeira colocação nos principais períodos da pesquisa. 

Sequência

A Continental FM 98.3, líder no adulto-contemporâneo, também se destacou na atual medição. A emissora registrou mais uma alta em seu índice e aparece agora na quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela estável Atlântida FM 94.3 (esta que lidera no formato jovem na Grande Porto Alegre). 

Outra novidade é o avanço da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa). A emissora também avançou na medição e cravou o seu melhor resultado de colocação na Grande Porto Alegre. Passa a figurar em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pela Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits, esta que ampliou a liderança no recorte de sua região de origem, o Vale dos Sinos).

A Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também estando próxima das emissoras que aparecem logo à frente nesse período. A distância entre essas emissoras é pequena em filtros gerais, o que causa variações de posições dependendo do período analisado.

E a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) voltou a variar de forma positiva, passando a ficar a frente da Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Rádio Caiçara se aproxima de vez da vice-liderança. Rádio Gaúcha segue avançando em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.