Quinta-Feira, 21 de Maio de 2009 @ 18:12
Brasília – Padrões são apresentados. Não há previsões oficiais no Brasil
Enquanto a TV Digital vai ganhando espaços nos principais mercados brasileiros, o rádio digital não passa de discussões em debates. A demora é devido à escolha de um padrão da tecnologia a ser aplicada no mercado nacional de radiodifusão.
Conforme noticiado anteriormente, técnicos franceses apresentaram o padrão europeu, o DRM. Rádios brasileiras e a Abert já testaram o padrão americano e ainda não é possível traçar qual padrão será escolhido no país. O ministro Hélio Costa anunciou ontem a abertura de consulta pública para a escolha do padrão.
Existe a possibilidade da decisão por um padrão digital para o rádio não ser tomada em 2009. Se isso acontecer, o ministro afirma que o rádio passará por "uma situação de insolvência".
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.