Sexta-Feira, 22 de Maio de 2009 @ 13:24
São Paulo – Emissora confirma a forte tendência de emissoras AMs pretenderem uma faixa em FM
Na tarde de ontem a assessoria de imprensa da Capital AM 1040, uma das lideres de audiência em São Paulo, anunciou através do Tudo Rádio.com que está atrás de um canal em FM para operar de forma simultânea entre as duas faixas na capital paulista. A intenção da emissora reforça a tendência de grandes e tradicionais rádios AMs presentes no dial FM das principais cidades brasileiras.
Uma das primeiras a realizar esse tipo de transmissão simultânea de forma intencional foi a CBN em São Paulo, transmitindo em 90.5 FM e 780 AM. A mesma rede manteve essa pratica por um tempo fora da capital paulista como, por exemplo, a CBN de Curitiba que era sintonizada em 90.1 FM e 550 AM (atual Banda B). Logo depois entraram para o grupo as rádios Itatiaia de Belo Horizonte e Bandeirantes de São Paulo.
Outro episódio que ficou famoso foi a estréia da Gaúcha AM 600 no dial FM de Porto Alegre. Operando em 93.7 FM a rádio teve um crescimento considerável e hoje possui uma audiência estável e fiel em FM. Nessa semana foi a vez da Super Tupi AM 1280 anunciar que vai estrear no dial FM, na frequência 96.5 FM (a Nativa vai migrar para 103.7 FM, atual Antena 1), como já foi amplamente divulgado pelo Tudo Rádio.
Não existe nenhuma previsão concreta de quando a Capital AM irá estrear no dial FM de São Paulo e qual seria o canal que abrigará a programação da rádio paulistana. O dial FM da capital paulista é um dos mais disputados da América Latina, sendo que qualquer frequência vale muito.
O Tudo Rádio segue acompanhando as alterações nos dials de todo o Brasil. Em breve mais informações.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.