Segunda-Feira, 25 de Maio de 2009 @ 15:57
Sorocaba - Emissora operava em uma das principais cidades do interior paulista
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Civil interditaram a rádio clandestina Nova Mensagem que operava na sintonia FM 107,7. O estúdio ficava na Luiz de Campos, 147, Vila Hortênsia, perto do zoológico. A proprietária e locutora Meire de Oliveira San Roman, 49 anos, foi presa e pagou fiança de R$ 1 mil para responder ao processo em liberdade. Segundo o delegado Marcelo Carriel, do 5.º Distrito Policial, ela desenvolvia atividades de comunicação clandestinamente - crime previsto no Artigo 183 da Lei 9.472/97, cuja pena varia de 2 a 4 anos de prisão.
Agentes de fiscalização da Anatel receberam queixas de que o sinal da emissora interferia na comunicação de aeronaves. De acordo com um agente, os transmissores tinham potência de 250 Watts e a rádio podia ser ouvida em Alumínio, Sorocaba, Piedade e Votorantim. A antena ficava num lugar alto, numa chácara próxima à barragem da represa de Itupararanga, em Votorantim (perto da divisa com Piedade).
A programação da Nova Mensagem é veiculada pela internet, em que não há impedimento. A transmissão clandestina era unicamente via rádio. Os agentes e policiais estiveram em três endereços ontem, no estúdio, na chácara e outro imóvel na rua Manoel Ribeiro de Andrade, 123, Jardim Prestes de Barros, em Sorocaba. Nesse último lugar foi apreendido o equipamento de link, que mandava o sinal para o receptor, em Votorantim, que depois era distribuído pela antena.
Segundo os agentes da Anatel, a intermediação pelo link instalado no Jardim Prestes de Barros tinha o objetivo de dificultar a localização da antena. A emissora de FM exibia anúncios publicitários locais e funcionaria desde 2007. No muro do estúdio e escritório está pintado o nome Sistema Nova Mensagem de Comunicação mais o endereço na internet.
Meire disse à reportagem que a rádio não visava ao lucro e a programação era voltada ao cunho social e ambiental, em benefício à comunidade. Ela explica que promove campanhas de auxílio às pessoas carentes. Ajudamos muita gente, com entrega de cestas básicas, fraldas geriátricas, muletas e cadeiras de roda. Em alguns casos, exemplificou, até material de construção, como para uma mulher do Jardim Guaíra, cujo telhado da casa desmoronou, de acordo com Meire. As doações eram feitas por ouvintes e a Nova Mensagem se encarregava da entrega. O site, que continua no ar, é mantido pelo filho de Meire. Ela resolveu transmitir o conteúdo via rádio para alcançar maior público.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.