Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019 @ 13:08

Primeiro dia de palestras do Congresso da AERP tem temas envolvendo liderança, mercado, produção e conteúdo

Curitiba – Engenheiro da NAB, David Layer, destacou a mudança no comportamento da audiência do Rádio

Publicidade

O primeiro dia de palestras do 25º Congresso Parananense de Radiodifusão, que está sendo realizado em Curitiba, teve diversas palestras envolvendo temas como liderança, mercado, produção e conteúdo foram debatidos nos painéis. Um dos destaques desta quinta-feira (19) foi David Layer, engenheiro da NAB (National Association of Broadcasters), que mostrou como as smart-speakers (caixas de som inteligentes) estão mudando o comportamento da audiência de rádio. 

As palestras tiveram início logo após o período do almoço e os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer experiências de sucesso nos EUA com David Layer, engenheiro da NAB (National Association of Broadcasters). O engenheiro mostrou como as smart-speakers (caixas de som inteligentes) estão mudando o comportamento da audiência de rádio. 

Layer, que é engenheiro e vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB (National Association of Broadcasters), mostrou dados importantes sobre o comportamento do público nos Estados Unidos no uso das smart-speakers. Além disso, destacou como a combinação de rádio híbrido e digital podem ser um caminho promissor para o mercado radiofônico.

O primeiro dia de palestras do congresso também contou com os integrantes do Conselho Aerp Jovem, que apresentaram a missão do grupo e a importância do associativismo. Para a presidente do Conselho Permanente, que é presidido pela radiodifusora Aline Ruge, de Umuarama, o foco do grupo é criar um ambiente de renovação.

"É muito importante termos este espaço onde os jovens possam dar opiniões e pensar em como podemos reinventar o futuro do rádio. É uma missão muito importante", ressaltou Aline em sua fala.

Podcast também foi destaque no evento

A plataforma podcast passou a ter uma importância expressiva nos últimos três anos e foi será um dos pontos centrais de discussão no painel "Podcasts: mercado, produção e conteúdo". O painel teve a participação dos palestrantes Daniel Starck (tudoradio.com), Marco Tulio (ZYDigital), Ricardo Gandour (Rede CBN) e Rodrigo Tigre.

Daniel Starck, diretor do tudoradio.com, explicou que a produção de podcast não é um segredo para as rádios, mas afirmou que é preciso se especializar. "É importante conhecer a linguagem mais aceita pelos ouvintes dessa plataforma. É uma modalidade que tem chamado a atenção do mercado em todo o mundo, seja pelos números de audiência alcançados, assim como o faturamento crescente", explica.

Marco Tulio, diretor da ZY Digital, ressaltou que os podcasts abrem oportunidades para as rádios explorarem todo o seu potencial criativo de produção, inseridas no atual mundo digital de forma nativa e equipadas com todos os recursos de distribuição e monetização deste novo ambiente para construir um negócio moderno, desejado e sustentável.

Já Ricardo Gandour , diretor executivo de jornalismo da Rede CBN, reforçou o aspecto estratégico. "O podcast, que nada mais é do que um áudio sob demanda, mas com narrativa, ritmo e sonorização mais intimistas, é estratégico para nós como emissoras estarmos próximos da jornada informativa do ouvinte, especialmente dos mais jovens. O formato amplia nosso contato com o público e estimula a criatividade da redação e da produção como um todo".

A origem dos podcasts, os formatos e como monetizar foram abordadas por Rodrigo Tigre, gerente nacional da RedMas / Audio.Ad e presidente do comitê de áudio digital do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau.


Ricardo Gandour (CBN), Rodrigo Tigre (Áudio.Ad), Marco Tulio (ZYDigital) e Daniel Starck (tudoradio.com) no painel sobre podcast / foto: tudoradio.com

Mercado

Encerrando o dia de palestras, Henrique do Valle, correspondente da Rede Band nos EUA, e Robson Ferri, fundador e diretor-executivo da RF Mídia, falaram de forma criativa, bem humorada e dinâmica sobre as perspectivas do mercado e a importância da união da criação, negócios e conteúdo.

A palestra "A realidade do mercado americano x perspectivas do mercado brasileiro", apresentou exemplos práticos de emissoras regionais que se reposicionaram como geradoras de soluções nas suas regiões e estão colhendo resultados acima da média do seu mercado. Outro destaque foi a ação de marketing "Linguiça FM", que em 15 dias movimentou todo mercado com apenas um outdoor, carro adesivado e umas vinhetas.


Robson Ferri (Agência RF) e Henrique do Valle (Music Nation / Reel World) em painel que comparou EUA com o Brasil / foto: AERP

Veja também:
> 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão acontece nesta semana e debaterá a força da atuação em multiplataformas
> Painel tudoradio.com antecipa alguns destaques do 25º Congresso da AERP nesta terça-feira (10)
> AERP realiza cerimônia de abertura do Congresso Paranaense de Radiodifusão, em Curitiba

Tags: Rádio, Congresso Paranaense de Radiodifusão, AERP, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.