Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019 @ 07:30

Panorama: Band FM amplia liderança em São Paulo. Alpha FM e 89 FM A Rádio Rock seguem no top 3

São Paulo - Jovem Pan FM e Transcontinental ganham posições em períodos gerais. Mercado amplia sua média de audiência

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização geral da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Segundo o cruzamento de dados obtidos pelo mercado, o universo FM viu um avanço em sua média de audiência na comparação com a pesquisa passada. Vários destaques foram observados, apesar de poucas mudanças em posições gerais. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2019):

Sem mudanças no topo

A Band FM 96.1 (popular/hits) voltou a ampliar sua média de audiência, registrando na atual medição uma marca que é superior às duas últimas médias obtidas pela FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a Band FM ampliasse a distância que a separa para as demais FMs medidas no ranking de audiência.

Também é destaque a variação positiva vista no índice da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) na medição atual, emissora que segue isolada em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ganha colocação (quarto geral) períodos como o 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

A Alpha FM 101.7 segue sozinha na liderança do formato adulto-contemporâneo e na vice-liderança geral do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e de outros períodos gerais da medição. Em filtros comerciais a 101.7 FM viu um avanço em sua média.

Sequência com disputas no top 5

A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) voltou a ficar posicionada na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), avançando assim uma colocação na comparação com a medição anterior. A emissora é seguida de perto pela Nativa FM 95.3 (popular), esta que segue no top 3 em períodos comerciais como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) voltou a variar de forma positiva e ganhou uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida pelas emissoras Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Gazeta FM 88.1 (popular/hits).

Avanços e concorrência pelo top 10

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) manteve a nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao variar novamente de forma positiva, seguindo assim com a tendência de alta que já era vista em seus números. A emissora é seguida pela 105 FM 105.1 (popular/esportes) nesse filtro.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) é acompanhada pelas rádios Kiss FM 92.5 (adulto/rock), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/hits) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

Vale destacar o forte avanço visto na média da Kiss FM, sendo o primeiro mais consistente após a troca de frequência da emissora, esta que deixou a sintonia 102.1 FM no primeiro semestre para operar em 92.5 FM. Também foram observados avanços nas médias da Rádio Mix FM e da CBN no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em fase de mudança de projeto, a Transamérica já varia de forma positiva no ranking em relação ao período anterior.

Top FM 104.1 (popular/sertanejo), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Tropical FM 107.9 (popular/hits) também acompanharam a alta no mercado no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Nativa FM avança em São Paulo e Alpha FM diminuí distância para líder. Band FM segue na dianteira 
> Panorama: São Paulo continua com oito FMs com marcas que superam os 100 mil ouvintes por minuto em períodos comerciais 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.