Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2019 @ 15:06

Jornalistas criam Rádio Guarda-chuva para a produção de podcasts de jornalismo

São Paulo – Projeto conta com nomes conhecidos do jornalismo da capital paulista

Publicidade

Um grupo de jornalistas de São Paulo criou uma plataforma para a produção de podcasts de jornalismo independente. O projeto, chamado de Rádio Guarda-chuva, tem como slogan "jornalismo para quem gosta de ouvir" e pode ser acessado pelo site www.radioguardachuva.com.br

A Rádio Guarda-chuva conta com quatro sócios-fundadores: Juliana Dantas e Renan Sukevicius tocam o podcast Finitude; a Gabriela Mayer, o Põe na Estante; o Tomás Chiaverini, a Rádio Escafandro. Além do site, a rádio também pode ser acessada nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcasts, iTunes, Anchor etc.

Entre os profissionais que fazem parte do projeto, estão jornalistas com passagens por rádios com BandNews FM 96.9, Alpha FM 101.7, CBN FM 90.5, entre outros veículos de TV, jornais e revistas. Além disso, os profissionais também já foram vencedores de prêmios importantes, como Prêmio Petrobras de Jornalismo, Prêmio Vladimir Herzog, entre outros.  

Recentemente, o grupo encabeçou no Twitter a hashtag #EuOuçoPodcastQuando, para incentivar o hábito no dia-a-dia das pessoas. O Finitude (Instagram: @finitudepodcast) foi criado pelo Renan Sukevicius, inicialmente para tratar de fins diversos: fim de livro, fim de filme, fim de ano etc. 

A jornalista Juliana Dantas foi convidada a partir da segunda temporada para dividir os microfones com ele. Desde o ano passado, com a morte da avó materna e do pai, o jornalista Audálio Dantas, com absoluta dignidade, sob cuidados paliativos, Juliana vem se debruçando em estudos sobre envelhecimento, cuidados paliativos, morte e luto, e agora este é o foco do podcast. 

Já o Põe na Estante (Instagram: @poenaestante), da Gabriela Mayer, é uma espécie de clube do livro em formato de podcast. Nesta primeira temporada, o tema é boas-vindas: a Gabriela convida duas pessoas para ler o mesmo livro que ela e as três conversam sobre os aspectos relevantes daquela obra. Entre as obras já abordadas, estão "A Queda", de Albert Camus; "A Uruguaia", de Pedro Mairal e "Mamãe & Eu & Mamãe", de May Angelou.

Já a Rádio Escafandro (Instagram: @radioescafandro) é uma empreitada do Tomás Chiaverini: são mergulhos jornalísticos profundos em histórias diversas, ricas e inusitadas. Uma das reportagens mais marcantes para Tomás foi a da ocasião em que ele passou 17 horas gravando a rotina de uma casa coletiva, onde moram dez adultos, seis crianças e seis gatos. Não são todos da mesma família e nem se consideram uma república; buscam uma forma alternativa para viver.

Tags: Rádio, Rádio Guarda-chuva, podcast, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.