Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019 @ 09:02
Porto Alegre – Apresentador fez críticas ao cabelo da vereadora carioca que foi morta em março do ano passado
Mais um comentário polêmico feito em um programa de rádio gerou uma onda de críticas nas redes sociais. O apresentador Rogério Mendelski, do programa Bom Dia, da Rádio Guaíba FM 101.3 AM 720 de Porto Alegre, fez críticas ao cabelo da vereadora carioca Marielle Franco, morta em março de 2018. Após o comentário, ele foi acusado de racismo nas redes sociais. Durante a atração, o jornalista disse que tem visto muitas pessoas com o mesmo penteado de Marielle e definiu o estilo como "horroroso" e "feio".
Durante a atração, o jornalista disse que tem visto muitas pessoas com o mesmo penteado de Marielle. "Agora virou até moda o cabelo da Marielle. O que eu tenho visto de pessoas com o cabelo, aquele cabelo horroroso, feio, é um coque na cabeça", disse.
Pouco tempo depois, o apresentador passou a ser acusado de racismo no Twitter. Muitas pessoas foram ao perfil de Mendelski na rede para criticar a atitude. O gerente geral da rádio, Nando Gross, disse que a emissora repudia os comentários.
A direção da rádio divulgou uma nota pedindo desculpas à família de Marielle e dizendo que não aceita manifestações de conteúdo racista, homofóbico e de xenofobia. A Rádio Guaíba não revelou se houve ou não algum tipo de punição ao jornalista.
Veja a nota divulgada pela Guaíba:
"Sobre o comentário do apresentador Rogério Mendelski hoje pela manhã no programa Bom Dia, quando fez considerações sobre a vereadora Marielle Franco, esclarecemos que repudiamos todo e qualquer tipo de comentário preconceituoso. Pedimos desculpas à família de Marielle e a toda a comunidade atingida pelo fato. Nos seus princípios, que estão expostos no site oficial da emissora, a Guaíba deixa bem claro isto aos seus ouvintes e colaboradores. - A Rádio Guaíba repudia toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. - A Rádio Guaíba preza a pluralidade de ideias entre seus comentaristas e apresentadores, mas não aceita de forma alguma manifestações de conteúdo racista, homofóbico de xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação. - A opinião dos comentaristas e apresentadores não representa a opinião da empresa. Esta será apresentada em editoriais quando necessário."
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.