Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 27 de Dezembro de 2019 @ 08:03

Em novo marco legal, Ministério planeja endurecer regras de concessão de emissoras

Brasília - Com a nova regra o governo quer exigir que as emissoras que peçam a renovação da concessão de rádio e TV paguem antecipadamente suas pendências tributárias

Publicidade

Um novo marco regulatório da radiodifusão está sendo preparado pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A proposta consta no Orçamento da União do próximo ano. Com a nova regra o governo quer exigir que as emissoras que peçam a renovação da concessão de rádio e TV paguem antecipadamente suas pendências tributárias.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, a idéia do governo é endurecer as regras para outorga e renovação de rádios e emissoras de TV, seguindo o pedido do presidente Jair Bolsonaro. O plano ainda não foi tratado pela cúpula do governo.

Atualmente uma das exigências legais para a obtenção de uma outorga ou renovação é a emissão por parte das empresas de uma certidão de regularidade fiscal com a Receita Federal. Com a mudança a idéia, segundo pessoas que acompanham as conversas, é exigir que as empresas paguem suas dívidas de forma antecipada para a renovação das outorgas, mesmo que os débitos tenham sido parcelados no passado.

A Constituição garante a renovação das concessões como direito às emissoras. Por isso, não há concorrência pelos canais. A cada 15 anos é necessária a realização das renovações das outorgas por parte das emissoras. Para dar início ao processo elas precisam enviar ao ministério uma série de documentos até 12 meses antes do vencimento do prazo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Tags: MCTIC, concessão, concessões, rádio, televisão, outorga

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.