Quinta-Feira, 18 de Junho de 2009 @ 09:43
São Paulo – Emissora já está presente em centros de grande importância
A Nativa FM 95.3 deverá fechar o ano de 2009 com o término do primeiro passo para fortalecer a base de sua expansão de rede. A emissora sertaneja controlada pelo Grupo Bandeirantes já está presente em centros estratégicos e de grande importância comercial. A rádio já marca presença em praças como Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e está prestes a inaugurar a afiliada da região de Londrina.
Londrina será o próximo passo da rede paulista, atingindo o terceiro principal mercado do sul do país. A Nativa vai atingir a cidade através da 95.1 FM de Arapongas, antiga Transamérica Pop Norte do Paraná. A rede já possui uma emissora engatilhada em Maringá, FM que espera a autorização da Anatel para iniciar suas operações na cidade. Campinas, uma das principais cidades do Brasil, deverá receber o sinal da Nativa através de uma concessão nova da região.
São José dos Campos e São José do Rio Preto são emissoras próprias do Grupo Bandeirantes, ou seja, a rede paulista tem controle total das rádios. Já Ribeirão Preto é uma nova aposta, transmitindo a programação em 104.3 FM, antiga Sertão FM. Enquanto isso a Nativa mantém a segunda colocação geral de audiência em São Paulo, com um índice elevado na pesquisa do Instituto Ibope.
A rede paulista conta também com o apoio indireto da Nativa FM 103.7 do Rio de Janeiro. Só o fato da rádio carioca possuir a mesma marca da rede nacional auxilia no fortalecimento da rede para uma expansão. Não será estranho para o mercado se a Nativa alcançar alguma capital estadual nos próximos meses.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.