Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2020 @ 19:46
Brasília - Passo é importante para a conclusão do processo de canalização do FM estendido, faixa que deve ser usada pela migração AM-FM nos centros de maior concentração populacional do país
No início da noite desta quinta-feira (6), a ABERT emitiu um comunicado que informa a aprovação da destinação da faixa estendida (FMs) por parte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O ato adiciona de forma oficial os 60 novos canais em FM ao dial brasileiro, possibilitando o início do processo de migração das AMs em locais onde não há espaço disponível no espectro normal (entre 88.1 FM a 107.9 FM). A novidade impacta mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros.
A aprovação do regulamento relacionado à destinação do FM estendido foi realizada nesta quinta-feira (6). As novas normas passam a valer 180 dias após a sua publicação. Segundo a ABERT, a Anatel deverá publicar os Atos de Requisitos Técnicos, estes que tratarão de aspectos regulatórios, tais como a atualização das regras de viabilidade e das relações de proteção.
No comunicado da ABERT emitido nesta noite, o diretor geral da entidade, Cristiano Flores, afirma que "este é mais um passo importante para a conclusão do processo de migração do AM para o FM, especialmente para as emissoras que se encontram nas regiões metropolitanas. O novo regulamento atende a antigo pleito da ABERT, que acompanha, desde o início, todo o processo".
Conforme noticiado pelo tudoradio.com, a expectativa do setor já era de que 2020 seja o ano que os mercados mais populosos do país entrem de forma efetiva no processo de migração do AM para o FM. Para isso é necessário que a faixa estendida do FM (FMe, 76.1 FM e 87.3 FM) seja liberada para acomodar as migrantes desses locais. A "banda extra" é necessária devido a grande ocupação no FM convencional em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, entre outros.
A confirmação da aprovação da destinação do FMe por parte da Anatel confirma essa expectativa do setor para 2020.
Veja também:
> Levantamento: Ano começa com mais de 660 migrantes AM-FM mapeadas pelo guia Dials FM/AM do tudoradio.com
> Consulta pública da Anatel mostra canalização com FM estendido, Radcom e FM convencional
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.