Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2020 @ 07:30

Panorama: Band FM destaca cinco anos na liderança geral em São Paulo. Antena 1 alcança o top 5

São Paulo - Alpha FM e 89 FM A Rádio Rock disputam a vice-liderança no geral. Jovem Pan FM segue no top 3 no comercial

Publicidade

Atualizado às 12h44 - 07/02 - São Paulo acompanhou nesta quinta-feira (6) mais uma atualização dos dados da audiência de rádio, pesquisa esta que é realizada regularmente pelo Kantar Ibope Media. No geral, o universo de rádio segue oscilando de forma negativa na média de ouvintes por minuto, porém esse é um padrão considerado normal para a época do ano. Na corrida pela audiência, vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre novembro de 2019 a janeiro de 2020):

Cinco anos na liderança 

Com a nova atualização dos dados da audiência FM na Grande São Paulo e segundo campanha da própria emissora (citando a pesquisa), a Band FM 96.1 (popular/hits) alcançou uma marca expressiva no principal mercado de rádio da América Latina. São cinco anos que a emissora ocupa uma condição de liderança de audiência nos períodos de audiência mais considerados pelo mercado, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ou em medições comercias (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

Desde 2015 a rádio aparece nessa condição de destaque e, aparentemente, deve manter a liderança nas próximas atualizações, considerando que a Band FM mantém uma vantagem segura para as demais FMs medidas nos principais períodos da pesquisa. Em determinadas atualizações entre o final de 2015 e o começo de 2017, a Band FM enfrentou uma forte concorrência da Nativa FM 95.3, que chegou a alternar a condição de destaque com a 96.1 FM, numa dobradinha do Band Rádios.

Vale lembrar que a Band FM também é líder em alcance 30 dias e também em 90 dias.


Campanha divulgada pela Band FM em canais de redes sociais da emissora / Reprodução: Instagram

Top 3 acirrado

O resultado atual mostra a menor distância vista ultimamente entre as rádios Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a vantagem da Alpha FM é maior. As duas FMs são controladas pelo grupo GC2.

Já a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) está estável na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e na terceira colocação no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde tem mantido essa colocação pela segunda medição consecutiva. No alcance 30 dias, a rádio é vice-líder geral.

Avanços 

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) foi um dos principais destaques da atual medição. Em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio apresentou uma forte variação em sua média de audiência, passando a ficar posicionada na quinta colocação geral nesse período, algo que é inédito na trajetória recente da FM.

As emissoras Nativa FM 95.3 (popular/romântica), Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparecem logo na sequência, também próximas da Antena 1 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essas três FMs apresentaram crescimento na atual medição e ganham posições em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Outra emissora que segue avançando é a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits). Em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, a 98.5 FM tem apresentado um crescimento constante em seus números, ficando mais próxima das FMs que aparecem à frente na medição.

Também é destaque o avanço da 105 FM 105.1 (popular/esportes). A rádio, que já vinha de alta na medição anterior, apresentou uma variação consistente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ficando isolada na décima colocação geral nesse filtro.

Concorrência

A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop) apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência, ficando posicionada como a FM mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no período comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) é quem detém a posição, FM que também variou de forma positiva na atual medição.

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) é a FM mais próxima dessas duas FMs que antecedem o top 10 nos principais períodos gerais, participando desta concorrência. 

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), BandNews FM 96.9 (jornalismo), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo) aparecem na sequência e bem posicionadas. Detalhe para a Energia 97 FM, que apresentou uma variação consistente em sua média de audiência na comparação com as medições passadas.

Recomendamos:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil 

Avanços das novatas

Duas rádios novas em São Paulo tem chamado a atenção devido à evoluções em suas médias de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Estilo FM 102.1 (jovem/adulto-contemporâneo), rádio que vem de troca de frequência e reposicionamento em 2019), cravou uma de suas melhores marcas ao avançar de forma consistente na atual medição.

Outra emissora que segue com um crescimento progressivo é a Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), rádio inaugurada em setembro passado. Ainda é muito cedo, mas a FM já aparece posicionada no top 25 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: São Paulo segue com 17 FMs que registraram um alcance que supera a marca de 1 milhão de pessoas 
> Panorama: Band FM segue líder geral em São Paulo. Gazeta FM, Transcontinental e Metropolitana FM avançam 

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.