Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020 @ 10:47

Panorama: Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM seguem com mais de 2 milhões de ouvintes alcançados por mês em São Paulo

São Paulo - Mercado paulistano continua com a expressiva marca de 17 FMs com marcas que superam 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo continua de olho a cada nova atualização dos dados de audiência e alcance atualizados pelo Kantar Ibope Media, sendo que a última válida foi conhecida pelo meio em março passado. E a situação, que é de um cenário positivo, não tem se alterado: o rádio FM paulistano segue com dezessete emissoras com marcas que superam 1 milhão de ouvintes alcançados, isso em 30 e 90 dias. O alcance mostra o número de ouvintes impactados por uma rádio durante um determinado período de tempo. O tudoradio.com tem analisado os alcances 30 e 90 dias do filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020). Acompanhe:

Dois milhões

Apesar de oscilações naturais para a época (a pesquisa atual abrange o trimestre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020), que conta com férias e feriado de carnaval, as três primeiras estações em alcance na Grande São Paulo contam com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes alcançados (30 e 90 dias).

A líder em alcance é a mesma que lidera a audiência (que é o resultado obtido entre alcance e tempo médio de audição): a Band FM 96.1 (popular/hits) segue sozinha no topo, com mais de 2.4 milhões de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-esportes) segue na vice-liderança de alcance, seguida de perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). Assim como a Band FM, as duas FMs contam com valores que superam os 2 milhões de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias.

Além das três primeiras colocadas em alcance, as rádios Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) atingem cada uma um volume superior a 10% da população medida da Grande São Paulo pela pesquisa, isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas FMs contam com volumes próximos aos 2 milhões de ouvintes alcançados e fecham o top 5 nesse filtro.

Acima de 1 milhão

Além das FMs já citadas, mais doze FMs se destacam pelo alcance na população coberta pela pesquisa na Grande São Paulo.

Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Nativa FM 95.3 (popular), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-contemporâneo/esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) estão acima de 1 milhão de ouvintes alcançados, resultado em volumes superiores a 5% de alcance cada.

A BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), rádio que há cada nova pesquisa amplia o seu alcance (30 e 90 dias), está ainda mais próxima desse grupo acima de 1 milhão no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e já conta com um alcance superior a 5%.

O panorama é anterior ao início das reclusões e mudanças de rotinas impostas pela pandemia do coronavírus. O resultado mais recente é do trimestre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, conhecido pelo mercado no mês de março.

Veja também:
> Panorama: Band FM segue líder em São Paulo. Transcontinental, Metropolitana e NovaBrasil FM ampliam suas médias no geral
> Panorama: Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM lideram no alcance máximo em São Paulo

 Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

Recomendamos:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.