Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020 @ 07:32

Panorama: Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM lideram no alcance máximo em São Paulo

São Paulo - As três primeiras colocadas nesse quesito contam com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo segue acompanhando a evolução do alcance das FMs medidas regularmente pelo Kantar Ibope Media. Na última atualização, conhecida pelo meio no último dia 6, São Paulo segue com 17 estações em FM com marcas que superam 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). As três primeiras nesta medição superam a expressiva marca de 2 milhões. Acompanhe (trimestre novembro de 2019 a janeiro de 2020).

As três primeiras rádios em alcance na Grande São Paulo são as emissoras Band FM 96.1 (popular/hits), Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), situação que já era observada nas medições passadas. Cada uma possui marcas que superam 2 milhões de ouvintes diferentes impactados em 30 e 90 dias (alcance máximo), isso no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A líder Band FM está isolada em sua condição, acima dos 2.5 milhões em 30 dias.

89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Nativa FM 95.3 (popular), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), todas acima da marca de 1.5 milhões de ouvintes impactados em 30 e 90 dias.

Também são destaques as marcas alcançadas por rádios como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), 105 FM 105.1 (popular/esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-contemporâneo-esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional), também contam com marcas que superam 1 milhão de ouvintes no alcance 30 dias e no máximo. 

Na comparação com a medição anterior, o mercado de São Paulo viu uma ampliação no alcance geral do meio FM em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seja no 30 dias como também no máximo (90 dias). Isso ocorreu devido a variação positiva em boa parte das FMs medidas. E há a expectativa da BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) ampliar a lista das emissoras acima de 1 milhão no 05-00 (FM+WEB/todos os dias), já que a FM segue evoluindo nesse quesito. 

Veja também:
> Panorama: Band FM destaca cinco anos na liderança geral em São Paulo. Antena 1 alcança o top 5
> Panorama: São Paulo segue com 17 FMs que registaram um alcance que supera a marca de 1 milhão de pessoas

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora. 

Recomendamos:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

Fernando Morgado, professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação, destaca que são três os principais usos do alcance pelo mercado. "Trata-se de uma das métricas que compõe o calculo do índice de audiência. É muito usada no mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação. Ela também auxilia diretamente na defesa comercial do meio rádio".

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.