Segunda-Feira, 29 de Junho de 2009 @ 07:32
Rio de Janeiro – Mudanças movimentaram o mercado radiofônico da capital fluminense
O mercado do Rio de Janeiro ainda está se acostumando com as mudanças que envolveram três frequências em FM da cidade. A alteração mais drástica foi a estréia da tradicional Super Rádio Tupi AM 1280 em 96.5 FM, empurrando a Nativa FM para 103.7 (rádio que pertence ao mesmo grupo da Tupi), fato que motivou a saída da Antena 1 do dial carioca.
A mudança foi estratégica para a Tupi AM. A rádio carioca seguiu a forte tendência de emissoras tradicionais que operam em ondas médias realizarem transmissões simultâneas através de uma faixa em FM. A alteração da frequência da Nativa também foi estratégica, deixando a marca “Super Rádio Tupi” com uma estação própria de seu próprio grupo, no caso a 96.5 FM.
O público adulto também foi afetado. A saída da Antena 1 do dial carioca (rádio que mantinha a segunda colocação no segmento até abril deste ano, dados do Instituto Ibope) balançou o mercado. Outra mudança aconteceu com a Paradiso, rádio que mudou sua marca e nome fantasia para SulAmérica Paradiso FM 95.7 (emissora que havia superado a Antena 1 na pesquisa de audiência divulgada em maio deste ano).
Clique aqui e confira a lista de rádios da capital fluminense
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.