Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020 @ 13:09

Panorama: Mercado da Grande Vitória mantém crescimento e Litoral FM se distancia na liderança de audiência 

Vitória – FM Super teve aumento discreto de audiência e manteve a segunda colocação na capital capixaba

Publicidade

O mercado de rádio FM de Vitória e região metropolitana registrou mais uma medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2020) marcando o primeiro trimestre cheio do ano. Com relação ao período anterior, o FM capixaba registrou mais um crescimento importante no teto de audiência, alavancado, principalmente, pelas primeiras colocadas no ranking, porém, com médias de audiências mais altas em praticamente todas as participantes do ranking.

Segundo o instituto, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 do mês passado. A Kantar afirma que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online. Acompanhe os destaques: 

Manutenção da liderança

O crescimento do mercado FM observado no ranking de Vitória (FM+WEB) propiciou a manutenção e o distanciamento da liderança pela Litoral FM 102.3 (popular/hits). A rádio conquistou quase três mil ouvintes por minutos em relação ao último levantamento e se isolou ainda mais no posto de líder no ranking. 

A FM Super FM 94.1 e 94.5 (popular/sertanejo) registrou um crescimento um pouco mais discreto, mas, ainda assim, um houve aumento em sua fatia no bolo de audiência no mercado capixaba. A rádio ficou com a vice-liderança no ranking no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Aproximação

Outra emissora que também ajudou na expansão do teto de audiência em Vitória foi a Tropical FM 103.7 (popular/hits). A emissora registrou um crescimento de cerca de quatro mil ouvintes por minutos, se mantendo na terceira colocação no ranking, ficando isolada nesta posição, mas encostando de vez na segunda colocada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência

A sequência conta com duas emissoras de perfil religioso que não estão listadas como assinantes da medição. Sem mudanças na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Jovem Pan FM 100.1 (jovem/pop) segue em sexto geral e isolada em sua colocação, além da liderança em seu formato. 

A Antena 1 FM 106.9 registrou um crescimento importante, manteve a liderança no adulto-contemporâneo e superou a CBN FM 92.5. Vale ressaltar que ambas tiveram aumento em suas audiências, porém, a emissora do adulto agregou mais ouvintes no período. A CBN FM segue como a rádio de maior audiência do jornalismo em FM na Grande Vitória, no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Mercado da Grande Vitória cresce e FM Super reassume a liderança de audiência 

A partir de abril…

Há uma dúvida no mercado de como a ausência das entrevistas "face to face" vão impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam as ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

 

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Vitória, média, universo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.