Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Sexta-Feira, 08 de Maio de 2020 @ 17:05

Rádio MEC FM completa 37 anos operando no Rio de Janeiro com programação especial no domingo (10)

Rio de Janeiro - Emissora pública também presta homenagem ao Dia das Mães com pedidos dos ouvintes

Publicidade

A Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro (emissora pública controlada pela Empresa Brasil de Comunicação – EBC) está comemorando seus 37 anos. No domingo (10) a emissora vai veicular uma série de atrações especiais. Para celebrar a data e também homenagear o Dia das Mães, a emissora pública leva ao ar pela manhã concertos gravados no aniversário da rádio e à tarde um playlist de mães compositoras e instrumentistas com pedidos dos ouvintes.

A Rádio MEC FM foi criada em 10 de maio de 1983, a partir de um desdobramento da programação educativa da Rádio MEC AM, idealizada por Edgard Roquete Pinto em 1923, como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, considerada a primeira rádio oficial a fazer sua transmissão no Brasil. Atualmente com 85% de sua grade de programação dedicada à transmissão de música de concerto.

Como forma de comemorar seu aniversário, a Rádio MEC FM vai ter uma programação especial neste domingo. A grade também vai homenagear o Dia das Mães. A programação especial tem início das 8h e 12h, com as transmissões de recitais comemorativos da emissora. 

Ao todo, três apresentações serão apreciadas pelo público. Elas foram realizadas no Salão Leopoldo Miguez, em 2013; na Sala Guiomar Novaes, em 2015; e na Sala Cecília Meireles, em 2018.

À tarde, entre 13h e 15h, o programa Clássicos do Ouvinte traz uma seleção musical de obras feitas por mães compositoras e instrumentistas que conciliaram a carreira artística com a maternidade. O exemplo permitiu que os filhos se inspirassem a continuar na música.

Nesses 37 anos, a Rádio MEC se consolidou como uma das poucas emissoras dedicadas à música clássica, tendo semelhanças com as rádios BBC 3, da Inglaterra; a Antena 2, de Portugal; e a Nacional Clássica, da Argentina.

O concerto mais recente trouxe a performance de músicos e grupos que participam dos programas da Rádio MEC FM. Alguns dos destaques são Códex Santíssima, Quarteto de Cordas da UFF, Trio de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira, Luis Carlos Barbieri, Trio Corcovado e Choro na Rua.

Com informações da EBC


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, MEC FM, aniversário, Rio de Janeiro, EBC

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.