Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 16 de Julho de 2020 @ 07:30

Panorama: Rádio Itatiaia segue líder isolada em Belo Horizonte. Liberdade FM e Alvorada FM avançam em audiência

Belo Horizonte - Jovem Pan FM também amplia sua média de audiência. BHFM segue isolada na vice-liderança geral e cresce em alcance

Publicidade

O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou na última segunda-feira (13) mais uma atualização dos dados de audiência local, medição que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media. O rádio mineiro segue com uma concentração maior de ouvintes em seu universo na comparação com o período pré-pandemia do novo coronavírus, tendo em Belo Horizonte um dos maiores alcances do meio no país. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2020):

Movimentações no top 5

A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) continua com o maior volume de audiência e o maior alcance entre todas as rádios em FM da Grande Belo Horizonte, registrando mais de 130 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e com quase 2 milhões de ouvintes alcançados neste mesmo período (alcance máximo). Esses números mantém a Rádio Itatiaia isolada na liderança geral nos principais filtros da pesquisa.

A BH FM 102.1 (popular/hits) também não teve mudança de colocação, seguindo isolada na vice-liderança geral na Grande Belo Horizonte. Vale destacar o avanço da rádio na medição de alcance máximo, se aproximando assim da marca de 2 milhões de ouvintes diferentes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/alcance máximo).

Destaque para o avanço da Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo), rádio que apresentou uma consistente variação em sua média de audiência na comparação com a pesquisa passada. Esse avanço na média de ouvintes por minuto também foi acompanhada pela elevação dos números registrados pela FM em alcance. O volume atual de audiência da Liberdade FM é bem superior à média que a rádio estava registrando nas pesquisas passadas.

Outra emissora que apresentou ampliação em sua média de audiência foi a Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo. A rádio também teve boa variação em seu índice na comparação com a pesquisa passada, o que a mantém isolada na quarta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop) é outra emissora que apresentou variação positiva em sua média de audiência. A FM retomou a sexta colocação geral na pesquisa anterior e nesta manteve a tendência de alta que era vista em seus números. O alcance da 99.1 FM também foi ampliado, rádio que está em quarto geral nesse quesito e completa a lista de cinco FMs que cravam mais de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias.

Mais destaques

A 98 FM 98.3 (talk/rock) segue na sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e com o sexto maior alcance máximo do mercado da Grande Belo Horizonte, emissora que viu alta no número de ouvintes atingidos por ela na comparação com a pesquisa passada.

Também em evolução na audiência, a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) segue em oitavo geral nos principais períodos da medição, como no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Na sequência, a Extra FM 103.9 (popular/hits) se destacou ao apresentar boa evolução em audiência e também em alcance no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da pesquisa. Está bem mais próxima da oitava colocada nesses filtros.

Por fim, CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) e CBN FM 106.1 (jornalismo) travam uma boa disputa por uma posição no top 10 em períodos de audiência como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vantagem para a CDL, mas a CBN tem evoluído de forma consistente na medição da audiência mineira.

Belo Horizonte também observou evoluções nos índices de audiência de rádios como Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-contemporâneo), BandNews FM 89.5 (jornalismo), Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa), entre outras.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.