Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 18 de Julho de 2020 @ 10:04

SERT/PR, AERP e ABERT divulgam nota contra FPF devido a proibição de empresas de radiodifusão nos estádios paranaenses

Curitiba – Federação Paranaense de Futebol franqueou apenas a entrada da empresa de streaming DAZN para transmissão dos jogos do Campeonato Paranaense

Publicidade

Atualizado às 14h22 -> Neste sábado (18) o TJ manteve a decisão que permite a cobertura do Campeonato Paranaense de Futebol, após a FPF interpor a decisão divulgada nesta sexta (17).

O Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SERT-PR), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Estado do Paraná (AERP) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) divulgaram nota informando que a Federação Paranaense de Futebol (FPF), em protocolo de retorno do Campeonato Paranaense, franqueou o acesso apenas da empresa de Streaming DAZN para realização das transmissões no estádio, proibindo o acesso nos estádios das empresas de radiodifusão. 

Segundo a nota, a decisão da federação paranaense impacta diretamente no trabalho das emissoras de rádios. O SERT/SP e a AERP ressaltaram que tentaram o diálogo, assim como foi oficiado à federação a demonstração da redução drástica do número de profissionais à trabalho no estádio. Além disso, foi demonstrado que todas as pessoas envolvidas na cobertura apresentarão testes conforme protocolo de saúde da FPF, custeados por cada veículo de comunicação.

Às 15h desta sexta-feira, o presidente da FPF, Hélio Cury, entrou em contato com o presidente da AERP, Michel Micheleto, expondo suas razões e mantendo a decisão de franquear apenas a empresa DAZN a entrada nos estádios. Assim, respeitando sempre a opinião e a posição da FPF, as entidades representativas da radiodifusão ressaltaram que não poderiam deixar de lutar por algo que é uma garantia constitucional. 

"As manifestações do pensamento e de informação por qualquer forma ou veículo, ‘não sofrerão qualquer restrição’. E mais: nenhuma lei, clube ou dirigente de futebol pode embaraçar a liberdade de informação jornalística, que é plena!", diz um trecho da nota.

Justiça paranaense autoriza presença dos profissionais em estádios

Devido a decisão da FPF, as entidades buscaram os trabalhos do Escritório do Professor Renê Dotti, na pessoa do Dr. Julio Broto, que imediatamente conduziu, mais uma vez, a causa das entidades. A juíza Dra. Carla Melissa Martins Tria, da 7ª Vara Cível de Curitiba, autorizou a presença de profissionais das emissoras de rádio para os jogos restantes do Campeonato Paranaense.

Entre os argumentos, a juíza afirmou que "impossibilitar que os profissionais acessem os estádios e realizem a transmissão sonora é, portanto, chancelar a exclusão social de uma massa composta por milhares de ouvintes, torcedores ou não" e "A rádio exerce um papel de inegável relevância social e, no ponto tratado nesta demanda, constitui a principal - senão a única – forma de que alguns torcedores, sem acesso à internet ou condições de pagar pela transmissão via streaming, dispõem para acompanhamento dos jogos de futebol".

A juíza ainda destacou que a autorização do Governo do Estado não foi condicionada a exclusão dos profissionais de rádio. "Ainda que reconhecido o contexto da Pandemia da COVID-19, o material de orientação apresentado pela federação não justifica a restrição de presença imposta pela requerida. Neste ponto, destaca-se a assertiva da petição inicial no sentido de que os profissionais serão indicados previamente, em número restrito, com obediência aos procedimentos sanitários indispensáveis para garantir a segurança das pessoas, cujo desrespeito poderá implicar na negativa do acesso".

Tags: Rádio, federação paranaense, futebol, transmissão, SERT/PR, AERP, Paraná

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.