Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Julho de 2020 @ 07:31

Ouvintes preferem equilíbrio entre o conteúdo original da rádio e informações sobre o novo coronavírus

São Paulo - Afirmação é baseada no resultado de enquete realizada pelo tudoradio.com entre os meses de abril de julho deste ano. O resultado bate com pesquisas realizadas em vários mercados

Publicidade

É natural que a audiência de rádio procure mais informações sobre a pandemia do novo coronavírus, afinal, a rotina de toda a sociedade foi afetada desde o início da crise. Pensando nisso, é melhor ampliar a prestação de serviço sobre a covid-19 nas emissoras de rádio ou é necessário manter a grade normal das estações? O tudoradio.com questionou a audiência do portal sobre o tema através de uma enquete, onde a maioria dos participantes afirmaram que desejam um equilíbrio entre o conteúdo original das rádios e as informações sobre a pandemia. Acompanhe:

A grande maioria dos participantes não deseja mudanças em suas rádios preferidas, querendo assim manter os hábitos de escutas que já eram característicos da audiência antes da pandemia. Se for pra alterar algo, que seja com prestação de serviço pontual sobre a pandemia. Ou seja, 93% dos participantes da enquete ainda querem consumir os conteúdos originais de suas emissoras preferidas.

Desses 93%, 67% responderam que as emissoras devem oferecer informações sobre a pandemia do novo coronavírus, mas em equilíbrio com a grade original da estação. E 26% não querem mexidas nas rádios, afirmando que a covid-19 não deve influenciar na composição da programação.

Já 7% dos participantes da enquete afirmaram que as emissoras devem ampliar a informação jornalística sobre os assuntos relacionados ao coronavírus.

Análise: resultado bate com pesquisas realizadas no Brasil e em outros países

Nos últimos meses, o tudoradio.com deu destaque para algumas pesquisas que mostravam o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia em relação ao conteúdo das estações. No Brasil, a música continuou sendo um atrativo fundamental para a audiência, assim como outros conteúdos de entretenimento.

É natural que a busca por notícias fosse ampliada no começo da pandemia, sendo diluída ao longo dos meses seguintes. Tanto que as rádios de conteúdo jornalístico avançaram em audiência nos principais mercados brasileiros. Mas as rádios musicais também avançaram, principalmente a partir de abril, conforme a pandemia evoluir no cotidiano da sociedade.

Recomendamos:
> Mais audiência e faturamento menor: rádio precisa se defender e covid-19 não dá margem para erros

O entretenimento e a música são importantes para o equilíbrio no comportamento dos ouvintes, ainda mais em um período de dificuldades devido à covid-19. E a grande variedade de formatos de programação oferecida pelo dial tem auxiliado o rádio durante esse período.

E a prestação de serviço pode ser traduzida de várias formas: desde uma programação musical que faz companhia à audiência, como também informações sobre o cotidiano local: prestação de serviço, auxílio à população e comerciantes locais durante a crise, promoções, entre outros pontos.

O mesmo acontece lá fora: nos Estados Unidos, os ouvintes permaneceram fiéis às suas estações preferidas durante a pandemia, mas também houve um aumento no consumo de notícias sobre o novo coronavírus e suas consequências.

E, já a partir de maio, a audiência de rádio passou a ficar mais equilibrada entre os diferentes formatos de programação.

Veja também:
> Coronavírus: Com deslocamentos, audiência de rádio nos EUA avança. Meio observa comportamento do "abre e fecha"
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus

A enquete

O tudoradio.com fez a seguinte pergunta para a audiência: "O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?".

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto.

A enquete esteve em vigência entre a segunda quinzena de abril e a segunda quinzena de julho. E o número total de votos foi de 461.

Outras enquetes recentes:
> Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com
> Em enquete, formatos adultos lideram nas previsões de expansão no rádio brasileiro em 2020
> Em enquete, música é o conteúdo de rádio preferido para 68% dos participantes

A próxima enquete: violência contra profissionais e veículos de comunicação 

Realizar coberturas jornalísticas tem sido um desafio no Brasil e em outros países nesses últimos anos. Profissionais têm convivido com forte hostilidade em diferentes situações. Com base nesse preocupante cenário, o tudoradio.com pergunta para a sua audiência se "as declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?".

Para participar basta acessar tudoradio.com/enquetes ou responder no menu do portal, localizado na lateral esquerda para quem acessa via desktop e tablets.

Tags: coronavírus, audiência, rádio, programação, preferência, ouvintes, enquete

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.