Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2020 @ 17:05

RB Líder FM proporciona a alunos da rede municipal de ensino aulas através do rádio no interior da Bahia

Ruy Barbosa - A iniciativa tem por objetivo ampliar as possibilidades do ensino à distância, já que nem todos têm acesso à internet

Publicidade

A RB Líder FM 103.7 de Ruy Barbosa tem proporcionado aos alunos da rede municipal local a oportunidade de acompanhar as aulas pelas ondas do rádio. Através do programa Educação ao pé do rádio, os professores do município vêm transmitindo conhecimentos aos estudantes. Como a internet não abrange todas as pessoas, a iniciativa tem por objetivo ampliar as possibilidades do ensino à distância.

Em épocas da pandemia do novo coronavírus, onde muitos setores têm encontrado dificuldades de caminhada, uma alternativa vem sendo encontrada na área da educação em algumas regiões brasileiras: as aulas pelo rádio. Um dos exemplos disso foi na rede municipal de Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina. Por meio da RB Líder FM, os alunos acompanham todas as terças e quintas-feiras, às 14h, o programa Educação ao Pé do Rádio. Apresentado pelos professores, cada edição do programa tem duração de uma hora e sempre encerra com um dever de casa, geralmente uma redação. O objetivo das aulas pelo rádio é o de alcançar toda a comunidade, já que nem todos têm acesso à internet.

Conhecendo a realidade dos estudantes e tendo em conta que o rádio é o meio de maior penetração na pequena cidade de 30 mil habitantes, Dilma Pereira, coordenadora pedagógica da cidade, levou a ideia para a Semec (Secretaria Municipal de Educação), que aprovou o projeto e colocou em prática em maio. De acordo com a secretária  de educação Floriceia Alves, os professores preparam um módulo com quatro audioaulas por mês e a programação é dividida: os alunos dos anos iniciais do fundamental ouvem às terças e os dos anos finais às quintas.

Estudante do 9º ano da Escola Municipal Nivaldo Fernandes, no povoado Santa Clara, Davi Correia conta que já tinha o hábito de escutar o rádio e curtiu a ideia das audioaulas. "Acho muito legal porque vejo que é uma forma que os professores e a diretoria acharam para a gente não ficar atrasado. Mesmo de longe, consigo ampliar meu conhecimento", conta ele, que até tem provedor de internet Wi-fi em casa, mas o acesso é só pelo celular.

Com informações do portal Jornal Correio


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: RB Líder FM, Ruy Barbosa, programação, educação, aula, distanciamento, coronavírus

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.