Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2020 @ 17:05
Ruy Barbosa - A iniciativa tem por objetivo ampliar as possibilidades do ensino à distância, já que nem todos têm acesso à internet
A RB Líder FM 103.7 de Ruy Barbosa tem proporcionado aos alunos da rede municipal local a oportunidade de acompanhar as aulas pelas ondas do rádio. Através do programa Educação ao pé do rádio, os professores do município vêm transmitindo conhecimentos aos estudantes. Como a internet não abrange todas as pessoas, a iniciativa tem por objetivo ampliar as possibilidades do ensino à distância.
Em épocas da pandemia do novo coronavírus, onde muitos setores têm encontrado dificuldades de caminhada, uma alternativa vem sendo encontrada na área da educação em algumas regiões brasileiras: as aulas pelo rádio. Um dos exemplos disso foi na rede municipal de Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina. Por meio da RB Líder FM, os alunos acompanham todas as terças e quintas-feiras, às 14h, o programa Educação ao Pé do Rádio. Apresentado pelos professores, cada edição do programa tem duração de uma hora e sempre encerra com um dever de casa, geralmente uma redação. O objetivo das aulas pelo rádio é o de alcançar toda a comunidade, já que nem todos têm acesso à internet.
Conhecendo a realidade dos estudantes e tendo em conta que o rádio é o meio de maior penetração na pequena cidade de 30 mil habitantes, Dilma Pereira, coordenadora pedagógica da cidade, levou a ideia para a Semec (Secretaria Municipal de Educação), que aprovou o projeto e colocou em prática em maio. De acordo com a secretária de educação Floriceia Alves, os professores preparam um módulo com quatro audioaulas por mês e a programação é dividida: os alunos dos anos iniciais do fundamental ouvem às terças e os dos anos finais às quintas.
Estudante do 9º ano da Escola Municipal Nivaldo Fernandes, no povoado Santa Clara, Davi Correia conta que já tinha o hábito de escutar o rádio e curtiu a ideia das audioaulas. "Acho muito legal porque vejo que é uma forma que os professores e a diretoria acharam para a gente não ficar atrasado. Mesmo de longe, consigo ampliar meu conhecimento", conta ele, que até tem provedor de internet Wi-fi em casa, mas o acesso é só pelo celular.
Com informações do portal Jornal Correio