Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2020 @ 17:04

Flávio Lara Resende é eleito o novo presidente da ABERT. Minicom anuncia esforço por chip FM em celulares

Brasília - Diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação comandará a associação no biênio 2020-2022

Publicidade

Acontece nesta quarta-feira (26), em Brasília, um evento importante para a definição dos próximos anos da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e que discute pautas importantes do setor de radiodifusão, tendo a participação do Ministro das Comunicações na reunião. Por unanimidade, o diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Flávio Lara Resende, foi eleito pelo Conselho Superior da ABERT o novo presidente da Associação para o biênio 2020-2022, substituindo Paulo Tonet Camargo.

"Estarei sempre atento aos interesses das emissoras de radiodifusão, mas, sobretudo, das suas prerrogativas como prestadoras de serviços públicos, jamais me afastando dos seus direitos e garantias", declarou Flávio Lara Resende, eleito novo presidente. Já o atual presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Roberto Cervo Melão, será o vice-presidente da entidade.

No discurso de despedida, Tonet, que presidiu a ABERT entre 2016 e 2020, se emocionou e garantiu seu empenho na luta em defesa da radiodifusão. "Volto para a tropa e sou soldado para qualquer batalha" afirmou.


Flávio Lara Resende, novo presidente da ABERT / Crédito: ABERT

Chip FM nos celulares e participação do Minicom no evento da ABERT
 
A programação já contou com a participação do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, que confirmou um trabalho em curso por parte do ministério para viabilizar a presença da recepção de FM em celulares fabricados no país.

"Nós temos que preservar os setores importantes da nossa sociedade e economia e o setor de radiodifusão, para mim, é crucial e contará sempre com o meu apoio" declarou Fabio Faria, ministro que também comentou sobre a aprovação da MP dos sorteios e a flexibilização da voz do Brasil, atos que foram implantados em 2020 e impactam diretamente nas emissoras de rádio.

Fabio Faria também falou sobre o projeto de implantação ou ativação do chip em celulares que permite a captação de rádio FM, proposta de lei do deputado federal, Alex Sandro, tem como origem o projeto encabeçado pela AERP em 2016, chamado Radiophone. "Eu já falei com o presidente da república e ele autorizou, então falei com a minha equipe e eu quero fazer com que todos os celulares fabricados no Brasil toquem o rádio" afirmou Fábio.

O ministro também afirmou que as tratativas para a ativação ou implantação dos chips em celulares fabricados no país já estão adiantadas e também há um esforço para que a mesma ação seja adotada em outros países. "Nós falamos inclusive com o embaixador dos Estados Unidos sobre esta questão. Temos uma conversa com a Apple que pode abrir uma fábrica no Brasil e também terá a rádio gratuita em seus aparelhos fabricados aqui" complementou o ministro.


Ministro Fábio Faria, em reunião durante o evento de hoje (26) da ABERT / Crédito: AERP

Michel Micheleto, atual presidente da AERP e que está presente no evento da ABERT, afirmou que "é uma vitória saber que o ministério das comunicações está buscando implantar medidas como a sugerida pela Aerp, na gestão do ex-presidente Alexandre Barros, como a implantação de Chips nos celulares brasileiros, permitindo a execução do rádio com as frequências de ondas terrestres, como eram antigamente, e não somente por aplicativos".

Outro anuncio feito durante a reunião ocorrida no evento da Abert foi a ampliação do orçamento voltado ao setor. "Este ano (2020) o orçamento é de R$ 175 milhões, mas foi possível convencer a economia para que ano que vem tenhamos R$ 436 milhões no orçamento da SECOM", afirma Faria. Segundo a assessoria da AERP, que cobriu o evento de hoje, foi destacado por Faria o entendimento com o TCU (Tribunal de Contas da União) para que as mídias e divulgações tivessem questionamentos prévios e não após a veiculação nas estações.

Com informações da ABERT e da AERP

Tags: Abert, eleição, chip FM, celulares, Ministério das Comunicações, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.