Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2020 @ 11:07

Empresa de transmissores realiza testes em transmissor digital em OC no sistema DRM em Porto Alegre

Porto Alegre – BT Transmitters vai enviar equipamento para testes com o áudio da Rádio Nacional da Amazônia

Publicidade

A empresa BT Transmitters realizou os primeiros testes com um transmissor digital que transmite em Ondas Curtas. A iniciativa ocorreu na sexta-feira (11) e operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), conjunto de sets de radiodifusão sonora de rádio digital desenvolvido pelo consórcio Digital Rádio Mondiale usando as frequências e concessões outorgadas às transmissões de Amplitude Modulada (AM) e Frequência Modulada (FM) e ondas curtas. O DRM é o padrão de rádio digital terrestre europeu, tecnologia que tem se expandido em diferentes países da Europa e da Ásia. 

O equipamento que foi utilizado para o teste operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), com potência de 2,5 kW e transmitirá na faixa de 25 metros. O sistema DRM oferece som de alta qualidade e também envia imagens, como mapas do tempo, avisos, manchetes, comerciais, nome das músicas recém tocadas e outras informações. 

Segundo informações da empresa, a construção do transmissor DRM é fruto de parceria entre a BT, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Universidade de Brasília (UnB). No mês passado, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela Rádio Nacional da Amazônia, realizou pregão para compra de 10 transmissores de rádio, entre eles dois de 100 kW para a Nacional da Amazônia, que transmite em ondas curtas e tem grande audiência nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 

As transmissões em DRM iniciaram em 2003, fruto de um consórcio formado por BBC, Voice of America, Deutsche Welle, Radio France Internationale, NHK, Radio Netherlands, Voice of Nigeria, entre outras, e fabricantes de transmissores e receptores. O DRM usa código aberto e pode ser modificado para se adaptar às condições de cada país. O sistema vem sendo testado e tem se desenvolvido em diversos países. A Índia é o país com maior número de emissoras DRM em ondas médias, curtas e FM.

Veja também:
Com publicidade direcionada e maior dados de audiência, rádio híbrido da Audi chega à América do Norte em 2020
Apesar do avanço do DAB+, rádio analógico em AM e FM tem seu desligamento adiado para 2032 no Reino Unido 
Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

Com informações de Lucio Haeser para o www.radiolab.blog.br.

Tags: Rádio, teste, transmissão, DRM, rádio digital, OM, Porto Alegre, BT Transmitters

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.