Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 @ 15:06

Apesar do avanço do DAB+, rádio analógico em AM e FM tem seu desligamento adiado para 2032 no Reino Unido

São Paulo - Decisão foi notícia na imprensa britânica no final de julho. Assim, FMs e AMs analógicas permanecerão no ar por mais uma década

Publicidade

Com intenção de iniciar o desligamento das transmissões analógicas de FM e AM no Reino Unido em 2015, o processo foi adiado mais uma vez, ficando previsto para 2032. O assunto foi destaque na imprensa britânica na semana passada, que relatou uma adoção mais lenta do que era esperado do modelo de transmissão digital, o DAB+. Com isso, os ouvintes de rádio no Reino Unido continuarão recebendo sinais em FM e AM analógicos por mais uma década.

O processo de digitalização do rádio europeu considera dois pontos importantes: cobertura de sinal disponível no modelo digital e a parcela de audiência concentrada nas novas faixas. O avanço dos ouvintes no Reino Unido é significativo para o modelo digital, sendo mais acentuado nos últimos anos. Porém, 40% de todas as escutas de rádio ainda estão nas faixas analógicas.

Com cerca de 60% da audiência concentrada em DAB+, o regulador de mídia Ofcom deverá renovar todas as licenças analógicas comerciais por mais uma década. A última previsão de desligamento estava indicada para 2022, quando essas licenças seriam expiradas. Se o analógico continuar relevante em 2030, é possível que o prazo de desligamento seja novamente adiado.

O rádio no Reino Unido é extremamente relevante para a população local, tendo um alcance semanal que oscila entre 87% a 89% segundo medições mais recentes da RAJAR. Essas mesmas pesquisas também apontam um avanço consistente do digital, com o DAB+ ultrapassando as escutas analógicas no início deste ano.

Veja também:
> Reportagem da BBC News mostra crescimento da audiência de rádio e queda no uso de serviços de streaming de música
> Com publicidade direcionada e maior dados de audiência, rádio híbrido da Audi chega à América do Norte em 2020
> Veja aqui mais notícias sobre o rádio do Reino Unido e Australia

Com informações do DailyMail. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio analógico, digital, audiência, DAB+, Inglaterra, transição

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.