Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 @ 15:06

Apesar do avanço do DAB+, rádio analógico em AM e FM tem seu desligamento adiado para 2032 no Reino Unido

São Paulo - Decisão foi notícia na imprensa britânica no final de julho. Assim, FMs e AMs analógicas permanecerão no ar por mais uma década

Publicidade

Com intenção de iniciar o desligamento das transmissões analógicas de FM e AM no Reino Unido em 2015, o processo foi adiado mais uma vez, ficando previsto para 2032. O assunto foi destaque na imprensa britânica na semana passada, que relatou uma adoção mais lenta do que era esperado do modelo de transmissão digital, o DAB+. Com isso, os ouvintes de rádio no Reino Unido continuarão recebendo sinais em FM e AM analógicos por mais uma década.

O processo de digitalização do rádio europeu considera dois pontos importantes: cobertura de sinal disponível no modelo digital e a parcela de audiência concentrada nas novas faixas. O avanço dos ouvintes no Reino Unido é significativo para o modelo digital, sendo mais acentuado nos últimos anos. Porém, 40% de todas as escutas de rádio ainda estão nas faixas analógicas.

Com cerca de 60% da audiência concentrada em DAB+, o regulador de mídia Ofcom deverá renovar todas as licenças analógicas comerciais por mais uma década. A última previsão de desligamento estava indicada para 2022, quando essas licenças seriam expiradas. Se o analógico continuar relevante em 2030, é possível que o prazo de desligamento seja novamente adiado.

O rádio no Reino Unido é extremamente relevante para a população local, tendo um alcance semanal que oscila entre 87% a 89% segundo medições mais recentes da RAJAR. Essas mesmas pesquisas também apontam um avanço consistente do digital, com o DAB+ ultrapassando as escutas analógicas no início deste ano.

Veja também:
> Reportagem da BBC News mostra crescimento da audiência de rádio e queda no uso de serviços de streaming de música
> Com publicidade direcionada e maior dados de audiência, rádio híbrido da Audi chega à América do Norte em 2020
> Veja aqui mais notícias sobre o rádio do Reino Unido e Australia

Com informações do DailyMail. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio analógico, digital, audiência, DAB+, Inglaterra, transição

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.