Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Outubro de 2020 @ 10:55

Panorama: Rádio Itatiaia dispara. BHFM e Jovem Pan FM também puxam a alta de audiência em Belo Horizonte 

Belo Horizonte - Extra FM e CDL FM também evoluem na medição geral. Belo Horizonte segue com cinco FMs acima de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados

Publicidade

As notícias são boas para o rádio mineiro. A pesquisa mais recente a ser realizada pela Kantar Ibope Media mostrou uma elevação na média de ouvintes concentrados no meio, isso na comparação com a medição anterior. Com isso, o rádio de Belo Horizonte continua com números expressivos de audiência, além de um alcance total que supera 4.6 milhões de pessoas (alcance máximo). Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2020):

Em alta

A Rádio Itatiaia FM 95.7, atual líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, disparou no topo do ranking. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) são mais de 141 mil ouvintes de média, elevando de forma considerável o teto da pesquisa mineira. A rádio de formato popular/jornalismo é também dona do maior alcance da medição, com um pouco menos de 2 milhões de ouvintes diferentes impactados em 90 dias.

Outra emissora que se destacou na medição foi a BH FM 102.1 (popular/hits), estação que voltou a crescer em audiência nos principais períodos da pesquisa. Isso a mantém isolada na vice-liderança geral e na primeira colocação entre as FMs musicais da Grande Belo Horizonte. Com médias que superam a marca de 100 mil ouvintes por minuto nos principais períodos, o avanço mais significativo da BHFM foi visto nos períodos de segunda à sexta-feira.

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja) aparece na sequência nos principais períodos da medição, mantendo uma média acima dos números que a rádio costuma registrar, completando assim o top 3 de audiência na Grande Belo Horizonte.

Mais destaques

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) continua em quarto lugar geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição de audiência. Assim como as três primeiras colocadas, a FM também conta com um alcance que supera a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias.

Um dos destaques da medição da audiência ficou com a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop). A emissora se aproxima do top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e crava a sua quarta alta consecutiva na sua média de audiência. A Jovem Pan FM também segue entre as cinco FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 e 90 dias.

Completam o top 10

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) segue isolada em sétimo geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) na sequência.

O 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também contou com uma nova alta de audiência nos números da Extra FM 103.9 (popular/hits), rádio que vem evoluindo de forma gradativa na medição. 

Também é destaque o novo avanço visto no índice de audiência da CDL FM 102.9 (adulto/alternativa). Com a alta, a emissora retoma a décima colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, Belo Horizonte também viu alta nos índices de rádios como Inconfidência FM 100.9 (educativa/adulta) e CBN FM 106.1 (jornalismo) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando parcialmente nesta atualização.

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia segue isolada na liderança geral. Liberdade FM avança em Belo Horizonte

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.