Sexta-Feira, 24 de Julho de 2009 @ 16:03
Rio de Janeiro – Algumas emissoras ainda não estão investindo na internet. Outras já entenderam a importância da ferramenta
Com a modernidade e as ferramentas disponíveis para a população, como a internet, por exemplo, as rádios brasileiras vêm investindo e atraindo os internautas com seus respectivos sites e serviços. Visual atraente, conteúdo diversificado e até mesmo promoções exclusivas aos internautas: uma ação de marketing que envolve criatividade e tecnologia para o entretenimento e envolvimento dos ouvintes junto às rádios. Mas nem todas as emissoras do dial possuem sites. No Rio de Janeiro, não é diferente.
Verificando as frequências em FM do dial Carioca, podemos observar rádios sem sites e emissoras que estão estagnadas com suas páginas e deixam a inovação de lado.
Começando pela Tribuna FM 88.5 de Petrópolis, rádio que tem um excelente sinal e pode ser ouvida na Baixada Fluminense e grande parte do Rio de Janeiro. Mas há meses o site da emissora foi retirado e o ouvinte que deseja conferir a programação, só poderá ouvir através do site do jornal Tribuna de Petrópolis.
A Nossa Rádio FM 89.3 voltou recentemente ao Rio e possui programação local em vários horários, permitindo um contato maior com o ouvinte. Mas o site da emissora é o mesmo da matriz em São Paulo e até agora a retransmissora carioca não tem seu próprio site. Situação bem diferente da Nossa Rádio do Recife, que segue com a programação disponível no próprio site, além de música e promoções.
A Rede Aleluia tem página na internet para cada afiliada, mas somente com os telefones e dados da emissora em cada região, como pode ser verificado na repetidora do Rio (105.1 FM).
Já a Costa Verde FM 91.7, situada em Itaguaí, o endereço do site da rádio mudou há pouco tempo. Com conteúdo mais renovado e com destaque nas promoções, a Costa Verde FM melhorou sua página virtual. O novo endereço eletrônico é: http://www.radiocostaverdefm.com.br.
A Rádio 93 FM 93.3 não renova o visual do site a muito tempo. A emissora (que pertence ao grupo MK de Comunicação, responsável por grandes selos da música gospel nacional), continua estagnada com sua página na web. A recém novidade é a "Rede 93", uma página dedicada ao ouvinte da rádio. É uma espécie de site de relacionamento, mas com foco evangélico.
Mas há outras rádios do Rio de Janeiro que mudaram recentemente seus portais. É o caso da SulAmérica Paradiso FM 95.7. Com a parceria do grupo SulAmérica e do Dial Brasil (responsável pela rádio), o site é novo e atualizado constantemente. Antes da parceria, a Paradiso FM estava com o portal estagnado e os ouvintes só podiam conferir as promoções vigentes. Agora, além da programação, destaque para informações do trânsito na cidade do Rio, na página principal do site. Essa novidade proporciona que o ouvinte confira a situação do trânsito nas ruas e avenidas da cidade.
O site da líder geral de audiência segundo o Ibope, FM O Dia FM 100.5, também passou por uma mudança radical. A novidade ocorreu esse ano e o site está com vários serviços diferenciados, além de um moderno visual.
As redes Transamérica Pop FM 101.3 e Gospel FM 107.9 seguem com novos sites, porém com conteúdos em desenvolvimento. No caso da Transamérica Pop, as promoções da retransmissora não estão presentes no portal. Somente as promoções da rede. Já a página da Gospel FM possui detalhes da programação e dados da rádio, como cobertura, histórico e como chegar na emissora.
A 107 FM 107.1 (Furacão 2000), não possui página da rádio na internet. O ouvinte não consegue obter informações sobre a programação, porém pode ouvir a rádio via internet. A página que contém o áudio ao vivo, está no site do grupo Furacão, que traz ainda outros destaques.
As demais rádios em FM do Rio de Janeiro possuem suas próprias páginas na internet, com promoções, eventos, programação e áudio ao vivo.
Clique aqui e confira a listagem atualizada
Confira também os dials do estado do Rio de Janeiro
Gabriel Mendes é o mais novo correspondente do portal Tudo Rádio.com no Rio de Janeiro. Atuando desde fevereiro de 2009 na redação, o profissional trás informações dos bastidores do rádio do estado do Rio de Janeiro.