Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2020 @ 09:05
São Paulo - Celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM
Os chilenos também deverão ter o chip que permite a sintonia de rádios FM desbloqueados nos celulares. É o que prevê o projeto de lei que foi aprovado pelo Congresso Nacional chileno. Com isso, todos os celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM.
A medida aprovada pelo legislativo federal do país visa evitar que os consumidores sejam obrigados a utilizar o pacote de dados para ouvir o rádio. O presidente da Associação de Radiodifusão do Chile (ARCHI), Eduardo Martínez, declarou a uma emissora local que os fabricantes deverão indicar quais aparelhos possuem chip e quais não possuem.
Ele ressalta que as operadoras de telefonia do país deverão oferecer benefícios a usuários que queiram mudar o modelo do aparelho para uma versão já equipada com a tecnologia. A obrigatoriedade de inserção do chip FM nos celulares fabricados e comercializados no Brasil é uma das principais bandeiras de atuação da ABERT.
A associação brasileira está divulgando a campanha "Smart é ter rádio FM de graça", como forma de sensibilizar os setores envolvidos para a importância da medida. No ar desde setembro, a campanha é composta por quatro spots de 30 segundos cada, banners e dois vídeos também de 30 segundos para as redes sociais.
Leia mais:
> Publicidade em smart-speakers, avanço do digital na Europa e chip FM em celulares estão no radar do rádio
O material continua disponível para as emissoras que desejarem veicular gratuitamente as peças publicitárias. Para acessar as peças da campanha, clique AQUI
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se mostrou sensível ao tema e, durante almoço realizado pela ABERT com a presença de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, em setembro, garantiu que trabalhará para assegurar que a população brasileira tenha acesso a celulares com chip FM desbloqueado o mais rápido possível.
"Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G", destacou Faria.
Com informações da AESP e ABERT
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.