Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2020 @ 09:05

Congresso Nacional do Chile aprova lei que torna obrigatório desbloqueio de chip FM em celulares

São Paulo - Celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM

Publicidade

Os chilenos também deverão ter o chip que permite a sintonia de rádios FM desbloqueados nos celulares. É o que prevê o projeto de lei que foi aprovado pelo Congresso Nacional chileno. Com isso, todos os celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM. 

A medida aprovada pelo legislativo federal do país visa evitar que os consumidores sejam obrigados a utilizar o pacote de dados para ouvir o rádio. O presidente da Associação de Radiodifusão do Chile (ARCHI), Eduardo Martínez, declarou a uma emissora local que os fabricantes deverão indicar quais aparelhos possuem chip e quais não possuem. 

Ele ressalta que as operadoras de telefonia do país deverão oferecer benefícios a usuários que queiram mudar o modelo do aparelho para uma versão já equipada com a tecnologia. A obrigatoriedade de inserção do chip FM nos celulares fabricados e comercializados no Brasil é uma das principais bandeiras de atuação da ABERT. 

A associação brasileira está divulgando a campanha "Smart é ter rádio FM de graça", como forma de sensibilizar os setores envolvidos para a importância da medida. No ar desde setembro, a campanha é composta por quatro spots de 30 segundos cada, banners e dois vídeos também de 30 segundos para as redes sociais.

Leia mais:
Publicidade em smart-speakers, avanço do digital na Europa e chip FM em celulares estão no radar do rádio

O material continua disponível para as emissoras que desejarem veicular gratuitamente as peças publicitárias. Para acessar as peças da campanha, clique AQUI

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se mostrou sensível ao tema e, durante almoço realizado pela ABERT com a presença de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, em setembro, garantiu que trabalhará para assegurar que a população brasileira tenha acesso a celulares com chip FM desbloqueado o mais rápido possível.

"Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G", destacou Faria.

Com informações da AESP e ABERT

Tags: Rádio, chip FM, Chile, Congresso Nacional, lei, smartphone

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.