Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2020 @ 11:39

O Rádio Hoje | Estadão destaca importância do Rádio no período da pandemia e crescimento das plataformas digitais

São Paulo – Matéria ouviu representantes de rádios como Eldorado FM e 89 FM A Rádio Rock. Texto também destaca que as marcas de anunciantes demoraram para detectar essa tendência de crescimento do meio

Publicidade

Atualizado às 19h39 - O Estadão desta segunda-feira (7) publicou uma matéria em que ressalta a importância do rádio neste período de pandemia do coronavírus. A publicação destacou a fuga de anunciantes do veículo no início da crise sanitária, porém, abordou o aumento na audiência e também a abertura de algumas rádios para ajudar empresas de pequeno porte a anunciar seus serviços. Na sequência, marcas perceberam como melhor utilizar o veículo. O texto é assinado pela jornalista Lílian Cunha.

A matéria usou como parâmetro o Inside Radio 2020, estudo da Kantar Ibope Media que registrou que 75% das pessoas que ouviam rádio antes da crise da covid-19 afirmaram, que estão consumindo na mesma intensidade. Outros 17% responderam que passaram a ouvir muito mais.

A publicação também foi ouvir algumas emissoras de rádio sobre os resultados deste período pandêmico. Um deles foi Emanuel Bomfim, diretor artístico da Eldorado FM 107.3 de São Paulo, que pertence ao Grupo Estado.  Segundo ele, o número de ouvintes começou a subir repentinamente já no fim de março. "Notávamos isso não só pelos índices, mas também pela participação das pessoas pelas redes e pelo WhatsApp", afirma 

Outro que também foi ouvido foi José Camargo Júnior, diretor executivo da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo. "Era gente de outros lugares que estava ouvindo pela internet. Estávamos com picos de audiência e faturamento zero. Na 89, marcas de produtos de limpeza marcaram presença", diz Júnior. 

De acordo com Adriana Favaro, diretora da Kantar Ibope, esse período pandêmico fez com que as pessoas passassem a ouvir mais o rádio. "Esse período mais introspectivo fez com que os ouvintes passassem a experimentar novos formatos de rádio: 46% dos entrevistados ouviram serviços de streaming de áudio durante a pandemia e 25% aumentaram o consumo", diz. 

Com o isolamento social, as pessoas procuraram a companhia do rádio para ouvir músicas e notícias, enquanto trabalhavam, estudavam ou faziam faxina. Na visão de Daniel Ribeiro, diretor de mídia da AlmapBBDO, que fez campanhas radiofônicas para marcas como Bradesco, Volkswagen e Boticário, além da companhia, o rádio tem a característica da simultaneidade que outros meios não têm. "Você pode fazer outras coisas enquanto ouve a programação", afirma. O que mudou, diz, foi o jeito de ouvir. 

Impacto digital

Mas os anunciantes demoraram um pouco para voltar. Para Paulo Sant’Anna, consultor de comunicação e mídia, esse é um reflexo do comportamento das marcas, que às vezes levam mais tempo para detectar tendências. "As pessoas não ouvem só Spotify. Quando o jovem quer descobrir músicas novas, ele vai para o rádio, que ainda é uma grande plataforma de lançamentos", comentou Paulo. 

Leia também:
Rádio é fonte de novas músicas para a maioria dos gêneros musicais. Pesquisa mapeia o uso de redes sociais por parte dos ouvintes
Artigo "O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido" 

Até mesmo rádios que nasceram na internet e são 100% digitais passaram pelo mesmo processo. "Tivemos uma fuga de patrocinadores que voltaram agora", diz Patricia Palumbo, idealizadora da webradio Vozes. "As pessoas estão trabalhando de casa, mas querem ficar conectadas. E o rádio permite isso, sem exigir atenção total", frisou Palumbo.

Para as marcas, anunciar em rádio, sobretudo em tempos de crise, traz várias vantagens, porque é barato e eficaz. "Tem muita capilaridade", diz Mirian Cumino, diretora de mídia da F.biz. "Além disso, o anunciante pode falar com o ouvinte por meses, repetindo o anúncio ou mudando conforme o tempo". E tem também o aspecto da regionalidade. Há cidades onde só o rádio chega.

Leia mais:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Estadão. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio, pandemia, Estadão, Eldorado FM, 89 FM, consumo, Kantar Ibope Media, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.