Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 10 de Dezembro de 2020 @ 07:31

Panorama: Rádio Melodia, FM O Dia e Rádio Mix FM avançam em audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Super Rádio Tupi segue na vice-liderança geral do FM. NovaBrasil FM se destaca ao se aproximar do top 10

Publicidade

Atualizado às 10h13 - Nesta terça-feira (8) o mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa que é realizada pela Kantar Ibope Media. O trimestre atual é o primeiro que contempla um período cheio com o "face to face" (saiba mais logo abaixo), apesar do volume de entrevistas nessa modalidade estar reduzido. E o rádio FM carioca apresentou uma ligeira variação negativa em seus números na comparação com a medição passada, possivelmente pela presença da propaganda obrigatória eleitoral no rádio. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2020):

Líder mais isolada e disputas no top 5

O resultado atual foi muito positivo para a líder geral Rádio Melodia FM 97.5, de formato religioso/gospel. A emissora apresentou uma variação positiva em sua média de audiência nos principais fechamentos da medição, com destaque para os filtros que abrangem todos os dias. Com isso, a 97.5 FM passa a ficar um pouco mais isolada no topo do ranking de audiência, próxima da marca dos 220 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) mantém a segunda colocação geral nos principais períodos da pesquisa, mas vê uma aproximação da FM O Dia FM 100.5 (popular/hits). A terceira colocada geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresentou mais um avanço em seu índice de audiência, se aproximando de vez do volume que a FM O Dia costumava registrar antes da pandemia.

A JB FM 99.9 aparece em quarto geral e continua próxima das rádios que disputam posições no top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. A FM de formato adulto-contemporâneo também completa o seleto grupo das rádios que cravam os maiores índices de audiência do país (todas acima de 180 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Destaque também para a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), rádio que segue sozinha na quinta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e cravou a maior variação absoluta de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre as cinco primeiras colocadas nesse período.

Mais destaques

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) voltou a avançar em audiência no Rio de Janeiro e se aproximou de vez da Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas emissoras travam sozinhas essa disputa nos principais períodos da medição.

Na sequência, a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) aparece isolada na oitava colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que foi conquistada pela emissora a partir da atualização de setembro (relativa ao trimestre junho a agosto deste ano). A rádio consolidou essa colocação no Rio.

Estável, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) consolida a sua colocação no top 10 da audiência no Rio de Janeiro, agora aparecendo de forma mais isolada na nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Mercado movimentado…

Entre o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a sequência do ranking FM, disputam colocações as rádios Catedral FM 106.7 (religiosa/católica, FM que passou a ser uma das dez maiores audiências do mercado durante a pandemia), BandNews FM 90.3 (jornalismo), Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional), Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes). 

Dessas, a NovaBrasil FM se destacou por apresentar uma variação positiva consistente em seu índice de audiência, na comparação com a pesquisa anterior.

Retorno do "face to face" na pesquisa

Conforme indicado no início desse panorama, a medição atual cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet. O mesmo ocorreu no banco de março, a partir do dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

A volta dos entrevistadores foi iniciada no banco de setembro, tendo o trimestre atual com todos os meses contando com entrevistas do tipo "face to face". Porém, as equipes não estão completas por causa do coronavírus, ou seja, o volume de entrevistas feitas nessa modalidade é inferior ao período que antecede a pandemia. 

Veja também:
> Panorama: FM O Dia e Rádio Globo crescem em audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia segue líder

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.