Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Dezembro de 2020 @ 07:30

Curiosidade: Rádio FM teve mudanças em 23 das 27 capitais brasileiras em 2020

São Paulo - Recife, Curitiba, São Paulo, Vitória e Goiânia foram aquelas que mais tiveram alterações em sua lista de FMs ativas

Publicidade

Como era de se esperar de um ano atípico, 2020 foi muito movimentado para o rádio. O meio experimentou uma crise econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus, mas viu sua relevância ser ampliada e experimentou uma integração ainda maior com os canais digitais. Projetos que estão no ar sofreram evoluções e foram noticiados pela redação do tudoradio.com. Mas, quando o assunto é alteração na configuração do dial FM, o que mudou nas capitais brasileiras? 

Não foram poucas as alterações, seja pela estreia de novos projetos em canais já existentes, migração AM-FM ou o surgimento de novas sintonias. As regiões metropolitanas que mais viram mudanças em 2020 foram o Grande Recife e a Grande Curitiba, fixando, cada uma, quatro alterações em seu espectro. São Paulo, Goiânia e Vitória tiveram três alterações de sintonias cada, seja em canais da cidade ou em frequências que atingem esses mercados. Foram 23 das 27 capitais com alguma mudança em FM.

E tem aquelas mudanças mais recentes, que acabam impactando mais na lembrança do radionauta nesta reta final de ano. Após meses de espera, Belo Horizonte acompanhou neste mês a estreia da Clube FM 96.5, emissora ligada à Rede Clube FM Brasil. E, em Salvador, houve a estreia da Salvador FM 92.3. Os dois casos foram estreias de rádios no formato popular/hits que substituíram a programação da Rede Feliz FM (religioso/gospel).

Sobre o Recife, as mudanças aconteceram em canais que não são da cidade, mas participam diretamente do mercado local. A Novas de Paz FM esteve envolvida em três alterações: teve o seu canal de São Lourenço da Mata deslocado de 101.7 FM para 88.1 FM, com aumento de potência. Isso fez com que a rádio deixasse os 91.3 FM de Olinda, abrindo caminho para o surgimento da Nova Canaã. Os dois projetos são de formato religioso/gospel.

Olinda também promoveu outra novidade ao Grande Recife: foi efetivada a migração AM-FM da Rádio Olinda FM 105.3, de formato religioso/católico. E outra mudança acompanhada pelo dial pernambucano foi o surgimento da Rádio 97 FM 97.1 (religioso/gospel), concessão de Paudalho. 

Já no Sul, Curitiba viu a estreia de dois projetos locais que envolvem grandes grupos de comunicação local. O GRPCOM (ligado à TV Globo) implementou a Capital FM 98.3, de formato adulto-contemporâneo (migrante AM-FM originada em Piraquara). E o Grupo RIC (afiliado à Rede Record) estreou a RIC FM 107.1, rádio popular/hits que possui seu sistema irradiante em Contenda. A capital paranaense também viu a estreia da Mercosul FM 92.9 (rádio religiosa/gospel que substituiu a Feliz FM) e o retorno da Marumby FM 88.5, outra rádio voltada ao público evangélico, fato que interrompeu uma longa trajetória da Rede Aleluia.

São Paulo teve a estreia da Play FM 92.1, novo projeto de rede adulto/popular do Grupo Bandeirantes de Comunicação, substituindo a Rádio Trânsito no dial. E a Nossa Rádio FM movimentou o dial FM paulistano, ocupando a 94.1 FM que estava com a Rádio Globo, após deixar a 106.9 FM (saída que resultou no retorno da Ômega FM ao dial).

Quando o assunto é mudança no espectro, o Rio de Janeiro teve duas novidades na região metropolitana: o retorno da Kiss FM 91.9 em rede com as demais emissoras da marca, além da ampliação do porte técnico da estação, que parte com o seu sinal de São Gonçalo. Outra mudança foi a troca do nome da 97.1 FM de Piraí, que atinge a Baixada Fluminense e a zona oeste carioca: foi de 97 FM para Rádio Família 97 FM, mas sem mudar de formato (religioso/gospel).

Goiânia também teve um ano movimentado quando o assunto é reconfiguração do dial FM. Foram algumas trocas, que resultaram na seguinte situação: o retorno da Antena 1 ao dial goiano, através da estreia em 92.1 FM. Já a rede Clube FM Brasil foi responsável por duas novidades: a estreia da Clube FM 105.7 de Anápolis (que atinge a região) e o complemento em Goiânia, através da Clube FM 95.7.

A capital capixaba foi outro mercado agitado em 2020 sobre novidades no dial FM. Vitória já vinha de novidades em 2019 devido ao avanço da migração AM-FM na região e, neste ano, viu as estreias das rádios Jovem Pan News FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Massa FM 91.9 (popular/sertanejo). E o mercado local ainda acompanha a saída da Líder FM 101.5, canal que deverá abrigar um projeto de rádio no formato jovem, ligada à UVV (Universidade Vila Velha).

Fortaleza viu a chegada da Rádio Viva FM 98.3 (religioso/gospel), canal que teve um incremento técnico considerável. Outra novidade ocorreu em um canal que atinge de forma parcial a capital cearense: o surgimento da Agora FM 107.5, emissora de formato adulto-contemporâneo e que tem seu sistema irradiante em Cascavel.

São Luís, capital do Maranhão, está na expectativa da estreia definitiva da migrante AM-FM que irá operar em 98.5 FM. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a emissora aguarda alguns trâmites de sua migração para poder selar uma afiliação com a Massa FM.

Novamente sobre redes, as redes de jornalismo CBN e Jovem Pan News foram responsáveis por duas novidades em dials de capitais no ano de 2020. A CBN promoveu as estreias recentes das rádios CBN FM 95.9 de Cuiabá e CBN FM 91.3 de Florianópolis (que opera em conjunto com a CBN Diário AM 730. A novidade deslocou a Nativa FM de 91.3 FM para 102.3 FM).

Já a Jovem Pan News, além da estreia em Vitória, também passou a contar com a 93.5 FM de Natal. O mercado natalense também viu a saída da Agora FM e o surgimento da popular/hits 97 FM 97.9.

Aracaju foi outra praça com mudanças importantes e recentes. A Transamérica FM 90.5 foi inaugurada em novembro, substituindo a CBN no dial da capital sergipana. Outra novidade foi o surgimento da Rio FM 102.3, rede estadual de formato popular/hits que substituiu a Xodó FM na frequência (marca que segue na região em 89.9 FM).

O surgimento da Rádio CV Mais FM 97.5 em Teresina também foi outra novidade em capitais, sendo uma rádio de formato popular/hits. Outro fato que gera expectativa no mercado local é a saída da Top FM dos 90.9 FM (hoje em 94.5 FM, de Demerval Lobão), canal que está sem projeto definido.

Belém também contou com uma novidade importante a partir de agosto: Rádio Boas Novas FM 104.7 passou a operar no dial FM da capital paraense, sendo a primeira emissora a concluir migração AM-FM.

O nome Boas Novas também foi uma novidade no dial FM de Porto Velho. Em julho passado, a capital de Rondônia passou a ser coberta pela Rádio Boas Novas FM 91.5, uma migrante AM-FM.

Em Manaus, a novidade surgiu em dezembro passado, mas foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 2020. Trata-se da Encontro das Águas FM 97.7, uma concessão nova e pública na capital do Amazonas.

Palmas também teve novidade devido a migração AM-FM, com o surgimento da popular/hits FM Meio Norte FM 91.1. A emissora é ligada à marca Meio Norte, cuja sede é em Teresina.

Brasília, que ainda pode ter uma mudança em 2020 com a chegada da Rádio Bandeirantes no canal que hoje ocupa a Alpha FM 89.9, viu apenas mudanças em canais goianos que atingem o Distrito Federal. Teve o retorno da Kiss FM 98.3 (Padre Bernardo) e da Mais FM 94.1 (Corumbá de Goiás).

Porto Alegre também não observou mudanças significativas em sua lista de FMs ativas. A única alteração percebida no dial foi na região metropolitana, através da 91.5 FM de Glorinha. A rádio, que cobre alguns bairros da capital, deixou de operar como Sorriso FM e hoje se identifica como Grupo SulBrasil de Comunicações, de formato popular/hits.

Outra mudança percebida foi em Rio Branco. Por lá, a Rede Aleluia FM 89.7 passou a ser captada em seu novo canal, estação operava em 88.5 FM e tem torre em Porto Acre (AC).

E em Macapá, a Equinócio FM 99.1 surgiu no dial local nesta reta final de 2020, em substituição à Rede Aleluia.

Com a aproximação da liberação do eFM (FM estendido) para o processo de migração AM-FM, a expectativa é de um 2021 ainda mais movimentado.

Não teve mais?

Vale lembrar que os mercados de Salvador e Belo Horizonte tiveram outras mudanças que, dependendo do que se considera, podem entrar para a contagem. Em Sete Lagoas (MG), a Rádio Câmara FM 103.5 iniciou as suas operações, atingindo parcialmente a porção norte da Grande Belo Horizonte. Já na Grande Salvador, a Baiana FM 89.3 de Candeias (BA) chegou a se afiliar à Rede Mix de Rádio, mas retomou a operação local logo na sequência.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

+ Confira o Mapa da Atualização do tudoradio.com, que lista em detalhes as mudanças percebidas nos dials

As mudanças em lista:

SUDESTE

São Paulo
92.1 FM - Play FM
94.1 FM - Nossa Rádio
106.9 FM - Ômega FM

Rio de Janeiro
91.9 FM - Kiss FM
97.1 FM - Rádio Família 97 FM

Belo Horizonte
96.5 FM - Clube FM

Vitória
90.5 FM - Jovem Pan News
91.9 FM - Massa FM
101.5 FM - Líder FM

SUL

Curitiba
88.5 FM - Marumby
92.9 FM - Mercosul FM
98.3 FM - Capital FM
107.1 FM - RIC FM

Porto Alegre
91.5 FM - Grupo SulBrasil de Comunicações

Florianópolis
91.3 FM - CBN
102.3 FM - Nativa FM

CENTRO-OESTE

Brasília
94.1 FM - Mais FM (GO)
98.3 FM - Kiss FM (GO)

Goiânia
92.1 FM - Antena 1
95.7 FM - Clube FM

Cuiabá
95.9 FM - CBN

NORDESTE

Salvador
92.3 FM - Salvador FM

Fortaleza
98.3 FM - Viva FM
107.5 FM - Agora FM

Recife
88.1 FM - Novas de Paz 
91.3 FM - Nova Canaã FM
97.1 FM - Rádio 97
105.3 FM - Rádio Olinda

Teresina
90.9 FM - 90,9 FM (Top FM em 94.5 FM)
97.5 FM - Rádio CV Mais FM

Aracaju
90.5 FM – Transamérica
102.3 FM - RIO FM

São Luís
98.5 FM - 98,5 FM

Natal
93.5 FM - Jovem Pan News
97.9 FM - 97 FM

NORTE

Manaus
97.7 FM - Encontro das Águas FM

Belém
104.7 FM - Rádio Boas Novas 

Porto Velho
91.5 FM - Rádio Boas Novas

Palmas
91.1 FM - FM Meio Norte

Macapá
99.1 FM - Equinócio FM

Rio Branco
89.7 FM - Rede Aleluia

Tags: Capitais, mudança, rádio, dial FM, espectro, FM, emissoras, levantamento

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.