Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Panorama: Rádio Globo crava seu melhor número desde 2017. Rádio Melodia e Super Rádio Tupi disparam em audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Mercado cresce no universo de ouvintes. FM O Dia, Rádio Mix FM e Rádio Catedral também avançam em audiência

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro começa 2021 com uma boa notícia: a média do universo de ouvintes no FM local teve um considerável avanço no último trimestre de 2020, isso na comparação entre as duas últimas medições realizadas pela Kantar Ibope Media. Mesmo com o período eleitoral, que costuma atrapalhar na evolução da audiência, o saldo foi positivo para o rádio fluminense. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):

Líderes em alta

A atual líder geral de audiência disparou na audiência FM carioca. A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) obteve a maior variação absoluta da pesquisa, elevando assim o teto da medição para uma marca superior a 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).Para se ter uma ideia do tamanho do avanço, a variação no índice de audiência foi de 5% na comparação com a pesquisa anterior.

Também é destaque o forte desempenho da Super Rádio Tupi FM 96.5 (jornalismo/popular-esportes), que passa a ficar consolidada na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa. Com o novo avanço, a Tupi volta a superar a marca de 200 mil ouvintes por minuto em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) também foi um dos destaques da atual medição, ao apresentar mais uma alta em sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso consolidou a emissora na terceira colocação geral nos principais períodos da medição e com condição de se aproximar das duas primeiras colocadas.

Na sequência, a JB FM 99.9 se mantém com facilidade na liderança entre as FMs de formato adulto-contemporâneo e completa a seleta lista das rádios que possuem os maiores volumes de audiência do país, considerando a comparação com os índices obtidos por FMs de outros mercados, no filtro  05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Completa o top 5 a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), FM que aparece estável na comparação com a pesquisa passada e isolada em sua colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques no top 10

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) foi um dos principais destaques da atual medição. A rádio obteve uma variação de 12% em seu índice de audiência na comparação com a pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia do resultado, o volume de audiência obtido pela Globo é o maior a ser registrado pela emissora desde 2017. Ou seja, a audiência carioca passa a responder de forma positiva à nova fase vivida pela Rádio Globo.

Também é destaque o resultado da Rádio Mix FM 102.1, rádio que avançou em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue com uma marca expressiva de audiência no Rio. O crescimento da Globo impossibilitou um ganho de posição da Mix em filtros gerais.

Na sequência, a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) segue consolidada na oitava colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com um volume de audiência bem superior ao registrado pela FM nesta mesma época em 2020.

A Rádio Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) voltou a chamar a atenção do mercado ao apresentar um forte avanço em sua média de audiência, retornando assim ao top 10 em períodos como o  05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), que também cresceu e passa a fechar o top 10 nos períodos gerais.

Sequência

A SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) segue próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e puxa uma fila que conta com FMs cravando números bem próximos. Destaque para a NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional), emissora que avançou novamente e também se aproxima da disputa pelo top 10.

Rádios como Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes), que estão nessa sequência concorrida, também variaram de forma positiva na medição atual (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Retorno do "face to face" na pesquisa

A medição atual também cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março do ano passado, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

A normalização foi iniciada no banco de setembro de 2020, com o retorno da modalidade "face to face", impactando assim de forma parcial nas últimas atualizações. 

Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia, FM O Dia e Rádio Mix FM avançam em audiência no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.