Segunda-Feira, 08 de Fevereiro de 2021 @ 17:03
Hong Kong - Lei de sedição da era colonial passou a ser utilizada pelas autoridades contra os críticos de Pequim
No último domingo (7) oficiais do departamento de segurança nacional da polícia prenderam Wan Yiu-sing, de 52 anos, sob a acusação de "intenção sediciosa", segundo um comunicado da polícia. A lei de sedição da era colonial passou a ser utilizada pelas autoridades contra os críticos de Pequim.
Wan, mais conhecido por DJ "Giggs", apresentou programas onde se discutia as manifestações antigovernamentais e pediu doações para apoiar jovens de Hong Kong que fugiram para Taiwan. A polícia informou a Wan Yiu-sing, 52 anos, que ele é objeto de quatro acusações relacionadas com atos com "fins sediciosos", segundo um documento jurídico.
De acordo com a polícia, nos programas o locutor tentou "suscitar ódio ou desprezo, ou avivar o descontentamento" em relação ao governo chinês e de Hong Kong e estimulou os cidadãos a "infringir" a lei. A lei que contempla o crime de sedição foi usada em setembro pela primeira vez e o alvo foi outro locutor de rádio e ativista pró-democracia, que aguarda julgamento.
Imagem panorâmica de Hong Kong / Crédito: depositphotos.com
Com informações dos portais Estado de Minas e Plataforma