Quinta-Feira, 11 de Março de 2021 @ 09:02
Rio de Janeiro - Além da veiculação de um tango a cada hora, a emissora pública oferece aos ouvintes edições temáticas de diversos programas
A Rádio MEC FM 99.3 AM 800 do Rio de Janeiro promove nesta quinta-feira (11) uma programação especial para homenagear o os 100 anos de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla. Além da veiculação de um tango a cada hora, a emissora pública oferece aos ouvintes edições temáticas de diversos programas.
A homenagem da Rádio MEC começou à meia-noite da última quarta-feira (10) e se estende durante o decorrer desta quinta-feira (11) com a reapresentação do concerto "Piazzolla", da Orquestra Petrobras Sinfônica, no programa "Plateia".
Logo mais ao meio-dia, no "Concerto MEC", o locutor Tony Villani destaca as principais peças do genial compositor argentino. Mais tarde, às 18h, o programa "Antena MEC" apresenta entrevistas gravadas com músicos brasileiros e radicados no Brasil que divulgam a obra de Piazzolla, como José Staneck, Roberto Rutigliano e Estela Caldi.
A edição especial do "Harmonia", às 20h, aborda a vertente da música clássica no repertório do artista homenageado. A faixa traz a interpretação da trompetista francesa Lucienne Renaudin Vary no CD "Piazzolla Stories", lançado em fevereiro.
Em seguida, às 21h, o "Jazz Livre" celebra a vasta produção jazzística do músico argentino e fala do trabalho de seu neto, o também instrumentista argentino Daniel "Pipi" Piazzolla. Já o programa "Caderno de Música", que vai ao ar às 22h, contempla as diferentes fases da obra de Piazzolla e mostra como suas composições foram mudando ao longo dos anos.
Para encerrar a programação, às 23h o "Plateia" reprisa o concerto do Harmonitango "Piazzolla em toda a sua essência", gravado em 2019. Formado pelos músicos José Staneck, Ricardo Santoro e Sheila Zagury, o trio encontra na obra de Astor Piazzolla uma maneira vibrante de se expressar, valorizada pela riqueza tímbrica da harmônica, do violoncelo e do piano.
Nascido em março de 1921 na Argentina, Astor Piazzolla ganhou seu primeiro bandoneon aos 8 anos e aos 12 começou a estudar piano. Com 13 anos já tocava tão bem que foi convidado pelo cantor Carlos Gardel para integrar o seu conjunto. Com 64 discos gravados, o instrumentista morreu em Buenos Aires em julho de 1992, aos 71 anos, quando lutava contra as sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido dois anos antes.
A audiência pode conferir a homenagem através da Rádio MEC FM 99,3 AM 800 e também através da Rádio MEC AM 980 de Brasília. Também é possível acompanhar a emissora através da internet, no aplicativo Rádios EBC, disponível nas versões iOS e Andoid, bem como pelo site da rádio.
Com informações da Empresa Brasil de Comunicação