Terça-Feira, 01 de Junho de 2021 @ 09:02
Natal - Profissional estava internado há 11 dias para o tratamento de um quadro de pneumonia
Na última segunda-feira (31) faleceu Januário de Oliveira. O ex-locutor de rádio e televisão estava internado há 11 dias onde tratava um quadro de pneumonia. O profissional tinha 81 anos de idade e foi um dos principais nomes da transmissão esportiva.
Marcado por bordões e apelidos dados a jogadores, Januário de Oliveira sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal, cidade em que morava com a família. O narrador gaúcho foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90, tendo passado ao longo de sua carreira por diversos veículos de comunicação, como Rádio Nacional, Rádio Globo, entre outras emissoras de rádio. Também atuou na TVE e TV Bandeirantes.
Uma das características marcantes de Januário de Oliveira eram os apelidos dados a jogadores. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou "Valdeir The Flash". Sávio, prata da casa do Fla, virou "Sávio, o Anjo Loiro".
Apesar das dificuldades, já que o profissional perdeu a visão devido a diabetes, Januário ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal. Em abril de 2019, o profissional recebeu uma homenagem no Maracanã, palco de narrações memoráveis. Valdeir, Sávio, William (ex-Vasco) e ainda o filho e a viúva de Ézio (que faleceu em 2011) foram ao encontro do narrador em uma emocionante matéria exibida no Globo Esporte.
Com informações do portal Globo Esporte
Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:
A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.