Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2009 @ 11:51

SET 2009 Novo padrão de rádio digital à vista

São Paulo - Discussões do tema estarão em pauta na feira

Publicidade

O Ministério das Comunicações vai escolher em breve o padrão a ser utilizado nas transmissões de rádio digital. E as discussões sobre esse assunto têm espaço garantido durante a 18ª SET Broadcast & Cable, que acontece entre 25 e 28 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. 
 
No entanto, independente do padrão escolhido, todas as emissoras brasileiras – sejam FM ou AM – terão que fazer investimentos se quiserem aproveitar as vantagens da programação digital: maior cobertura e qualidade de áudio, que para o FM será igual ao som de um CD e no AM igual ao das atuais FM.
 
Segundo Ronald Siqueira Barbosa, diretor de Rádio da SET e assessor da ABERT – Associação Brasileira  de emissoras de rádio e televisão - os valores do investimento serão entre R$50 mil e R$250 mil, dependendo da estrutura já existente na emissora. “Ou as emissoras investem ou perderão público”, ressalta Barbosa.
 
Durante o evento, será demonstrado um teste realizado pela Rádio CBN AM 780, de São Paulo, com o padrão americano de transmissão digital. Os resultados foram os melhores possíveis: cobertura de 95% da cidade de São Paulo e áudio com qualidade de FM estéreo. “O padrão americano surpreendeu a todos, oferecendo uma qualidade superior de áudio. A cobertura foi um show parte, quando comparado ao cenário que temos atualmente”, acrescenta Barbosa.
 
Outra novidade quando o tema é Rádio Digital é a apresentação do Traffic Message Channel (TMC), um sistema onde será possível receber informações sobre o trânsito no próprio receptor de rádio do carro. Esse aparelho poderá ser interligado com o GPS e mostrará o melhor trajeto a ser percorrido.
 
Todos os assuntos citados acima serão abordados em profundidade durante o painel Rádio Digital: Cenário Brasileiro e Mundial mediado por Ronald Barbosa na quarta-feira (26/08) às 15h. Já as novidades em transmissores, antenas e receptores poderão ser encontrados em exposição na Feira Broadcast & Cable.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Broadcast & Cable

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.