Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2009 @ 11:51
São Paulo - Discussões do tema estarão em pauta na feira
O Ministério das Comunicações vai escolher em breve o padrão a ser utilizado nas transmissões de rádio digital. E as discussões sobre esse assunto têm espaço garantido durante a 18ª SET Broadcast & Cable, que acontece entre 25 e 28 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
No entanto, independente do padrão escolhido, todas as emissoras brasileiras – sejam FM ou AM – terão que fazer investimentos se quiserem aproveitar as vantagens da programação digital: maior cobertura e qualidade de áudio, que para o FM será igual ao som de um CD e no AM igual ao das atuais FM.
Segundo Ronald Siqueira Barbosa, diretor de Rádio da SET e assessor da ABERT – Associação Brasileira de emissoras de rádio e televisão - os valores do investimento serão entre R$50 mil e R$250 mil, dependendo da estrutura já existente na emissora. “Ou as emissoras investem ou perderão público”, ressalta Barbosa.
Durante o evento, será demonstrado um teste realizado pela Rádio CBN AM 780, de São Paulo, com o padrão americano de transmissão digital. Os resultados foram os melhores possíveis: cobertura de 95% da cidade de São Paulo e áudio com qualidade de FM estéreo. “O padrão americano surpreendeu a todos, oferecendo uma qualidade superior de áudio. A cobertura foi um show parte, quando comparado ao cenário que temos atualmente”, acrescenta Barbosa.
Outra novidade quando o tema é Rádio Digital é a apresentação do Traffic Message Channel (TMC), um sistema onde será possível receber informações sobre o trânsito no próprio receptor de rádio do carro. Esse aparelho poderá ser interligado com o GPS e mostrará o melhor trajeto a ser percorrido.
Todos os assuntos citados acima serão abordados em profundidade durante o painel Rádio Digital: Cenário Brasileiro e Mundial mediado por Ronald Barbosa na quarta-feira (26/08) às 15h. Já as novidades em transmissores, antenas e receptores poderão ser encontrados em exposição na Feira Broadcast & Cable.
Fonte: Assessoria de Imprensa Broadcast & Cable
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.