Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Julho de 2021 @ 13:11

Com destaque para o FM 2.0, migração AM-FM é tema do SET eXPerience Tracks

São Paulo – Com adoção FM estendido (76 FM a 87 FM), espectro FM passa a ser chamado de FM 2.0 pelo MCom. Evento virtual contou com Anatel, ministério e radiodifusores

Publicidade

Atualizado - A SET realizou nesta quarta-feira (7) a quarta edição do SET eXPerience Tracks. O encontro abordou o uso da faixa estendida do FM (eFM), que agora ganhou o nome de FM 2.0. O evento, transmitido em formato virtual, teve a presença do engenheiro Eduardo Cappia (conselheiro da SET), Marcello Cesário (diretor executivo da Rádio Capital), José Maria Martins (TV Cultura), William Ivo Zambelli (diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do Ministério das Comunicações) e Vanessa Cristina Monteiro (especialista em Regulação da Anatel).

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MCom, foram realizados 1656 pedidos encaminhados para a migração AM-FM. Desses 1403 emissoras foram incluídas na faixa convencional e 136 passaram a utilizar o chamado FM estendido (eFM). Durante o encontro, foi divulgado que a conjunção entre o FM convencional e o eFM deu origem ao FM 2.0, como passa a ser chamado agora o espectro de 76 FM a 108 FM.

Ainda de acordo com os números divulgados durante o evento, 8 pedidos ainda estão em Consulta Pública, 53 estão aguardando a coordenação com canais de outros países do Mercosul, 44 pedidos com pendência na faixa convencional e 9 no eFM.


Ilustração em apresentação feita pelo MCom durante o SET eXPerience Tracks

Aparelhos de rádio com FM estendido

Ainda durante o evento, foi explicado aos participantes a produção de rádios com o FM estendido. Segundo as informações, não há uma obrigação na produção de aparelhos, porém, conforme Portaria Interministerial 68, de 21 de setembro de 2017, o governo oferece benefícios fiscais para quem produzir aparelhos na Zona Franca de Manaus.

Entre 2019 e 2020, foram produzidos 3,3 milhões de rádios de carro, 1,14 milhão de rádios não portáteis e 780 mil rádios portáteis com o FM estendido. O levantamento também divulgou 83% dos smartphones produzidos no Brasil contam com a tecnologia do chip FM ativado com o eFM.

Além disso, algumas dessas emissoras estão orientando a população sobre o que é o eFM e como adquirir receptores capazes de captar essas novas sintonias. A Rádio Banda B AM 550 FM 79.3 criou um hotsite sobre o tema e a Rádio Capital AM 1040 FM 77.5 tem feito publicações orientando a audiência. Outra novidade é o anúncio de mais FMs em dial estendido para os próximos meses.

Benefícios da migração AM-FM

Durante o evento, o diretor executivo da Rádio Capital, Marcelo Cesário, ressaltou que a emissora já teve ganhos importantes operando no dial FM estendido. Segundo Cesário, muitas empresas de grande porte voltaram a anunciar na emissora a partir do início da transmissão no FM, aumentando de forma considerável o faturamento da emissora.

Além disso, a rádio também teve reforços importantes em sua equipe esportiva. Entre eles está o narrador esportivo José Silvério, que passou a integrar a emissora e já está fazendo as narrações das principais competições de futebol que estão sendo realizadas no Brasil.

Segundo Cesário, a inserções das transmissões esportivas fez com que a rádio ganhasse relevância na audiência e faturamento em horários que não são considerados nobres.

Rádio Capital e Banda B orientam a audiência sobre receptores eFM. Mais rádios anunciam operação em nova faixa

Consulta revela canais em FM propostos para migrantes AM-FM de Fortaleza 

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Rádio, SET eXPerience, evento, SET, São Paulo, FM 2.0

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.