Terça-Feira, 27 de Julho de 2021 @ 07:31
São Paulo – Evento será realizado nesta quarta-feira (28), a partir das 11h, com transmissão nas redes sociais da associação
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo (AESP) realiza mais uma edição do AESP Talks - Encontro de Profissionais nesta quarta-feira (28). O evento, em formato virtual, vai receber a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel. O encontro terá como tema “Análise do Mercado Publicitário” e deve detalhar também o Extended Radio, novo projeto da Kantar Ibope Media voltado para o meio rádio.
Projeto desenvolvido pela AESP, o evento serve para discutir diversos assuntos pertinentes ao radiodifusor, bem como aos profissionais da área. Nesta semana, o encontro terá a participação de Melissa Vogel, da Kantar Ibope Media. O Extended Radio, que deverá estar na pauta do encontro, tem o objetivo de fazer o monitoramento da audiência de rádio via streaming.
O Extended Radio contará com uma interface simples e online que possibilitará a análise de dados de consumo tradicional e digital das emissoras. A plataforma contará com uma visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência.
O novo projeto deve beneficiar o rádio no mercado publicitário, já que há uma demanda crescente por dados em tempo real. A aferição da audiência on-line, com a chancela das empresas envolvidas no Exended Radio (Kantar IBOPE Media, Triton Digital e Nextdial), pode auxiliar o meio em algo que é discutido em vários países.
Em sua última participação no AESP Talks, ocorrida no ano passado, Melissa afirmou que a Kantar estava fazendo testes com empresas de tecnologia que possuem seus players de streaming, para poder coletar essas informações e ter acesso aos dados chamados de 'Side by Side', que consiste no dado da audiência linear com o dado da audiência digital, para que a Kantar consiga fazer esse comparativo.
"Na medição de hoje já tem uma informação geral baseada em declaração. E a próxima evolução é que a gente possa ter essa medição de streaming para que a gente possa ter a audiência total do ouvinte de rádio nas diferentes plataformas", afirmou Melissa em sua última participação no AESP Talks.
Na ocasião, a executiva já havia dito que chegará um momento em que as pessoas não saberão por onde ela está sintonizando a sua emissora preferida. "Ela simplesmente apertará um botão, um aplicativo e estará consumindo (…) se é linear ou streaming, talvez ela nem saiba", afirma a executiva, que completa afirmando que as pessoas desejam interagir, algo que já é uma característica do rádio. O streaming tende a ampliar a facilidade de interação entre o público e a emissora.
Tradicionalmente levado ao ar às quartas-feiras, às 11h, o AESP Talks - Encontro de Profissionais poderá ser acompanhado, ao vivo, por meio dos canais digitais da AESP, incluindo Fan-Page, no Facebook e o canal da entidade, no YouTube.
Veja também
> Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.